Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste

Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste
Ativistas do Nossa Itaquera

domingo, 4 de novembro de 2012

VILA DA PAZ, EM ITAQUERA, ORGANIZA RESISTÊNCIA CONTRA REMOÇÃO


                         Moradores chegam para reunião na Vila da Paz

VILA DA PAZ, EM ITAQUERA, ORGANIZA RESISTÊNCIA CONTRA REMOÇÃO

 

No dia 3 de novembro, sábado, nova reunião da Comissão de Mobilização realizada na Comunidade da Paz, em Itaquera, planejou próximos passos na luta contra a remoção de cerca de trezentas famílias que ocupam área nas proximidades do Estádio do Corinthians, em construção.

A reunião teve início com os informes das providências tomadas para a reconstrução, pelos próprios moradores, das casas que tinham sido incendiadas no sábado anterior. Foi feito um balanço do que já tinha sido obtido mediante colaboração de algumas organizações, como o Grupo Teatral Dolores, o Grupo de Teatro Parlendas, a Unidade Classista e o Movimento Nossa Itaquera, e do que resta para a conclusão das obras das casas e aquisição de parte da mobília que havia sido totalmente destruída.


              Cynthia, do Instituto Polis, faz leitura da Petição da Defensoria Pública

Em seguida, João e Cynthia, técnicos do Instituto Polis, expuseram os procedimentos recomendáveis para a obtenção de apoio jurídico na luta que envolvia comunidades na mesma situação e fizeram a leitura da petição que a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, através de seu Núcleo de Habitação e Urbanismo, encaminhou ao Juiz de Direito da 4ª Vara da Fazenda Pública, em nome dos moradores.
 
                    Arquiteto Caio, do Pebiru, T.C.A. apresenta Projeto

Na sequência, foi exibido um filme sobre os impactos de mega-eventos na remoção de moradias em vários cantos do mundo e apresentado, pelo arquiteto Caio, do Peabiru T.C.A. uma planta com a localização de várias áreas vazias no entorno da Comunidade da Paz, com os respectivos cálculos do número de unidades habitacionais que poderiam ser construídas em cada uma destas áreas. Feita a exposição, os moradores fizeram a indicação das áreas que seriam preferidas, caso seja inevitável a remoção, reafirmando-se, porém, que a maior intenção dos moradores é a  permanência no próprio local.

Em seguida, a Assistente Social Michelle, voluntária ligada ao coletivo “Comunidades Unidas da Zona Leste”, informou sobre os resultados parciais do trabalho que está sendo desenvolvido junto com outras assistentes sociais que atuam na região, Suellen, Patrícia e Talita, para o levantamento das condições sociais das famílias da Comunidade e encaminhamentos dos casos de maior vulnerabilidade, sendo anunciado que a próxima visita das Assistentes Sociais, em grupo maior, na Comunidade, será no dia 24 de novembro. Marcou-se para o dia seguinte, 25/11, um domingo, a próxima reunião geral da Comissão, no horário da manhã.

                 Dito, da C.M.P. (de costas na foto) fala da agenda   geral de mobilização

Foi ainda passado, pelo companheiro Dito, da C.M.P., Central dos Movimentos Populares, o calendário de mobilização dos movimentos de moradia de São Paulo, sendo que nesta reunião, Dito estava acompanhado do militante Nelson, da Ocupação Mauá, e moradores de outra comunidade ameaçada de remoção, também denominada de Ocupação da Paz, mas localizada na Subprefeitura do Ipiranga.
 
 


Participaram ainda do Encontro, Mario, artista do Grupo de Teatro Parlendas, Tita, do Grupo de Teatro Dolores e integrante do Comunidades Unidas da Zona Leste. E alunos dos Cursos de Educação Física da USP e do Serviço Social da UNICASTELO. Todos manifestando solidariedade à luta dos moradores.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário