Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste

Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste
Ativistas do Nossa Itaquera

domingo, 25 de novembro de 2012

A VILA DA PAZ EM ITAQUERA E A LUTA PELA MORADIA



          Equipe de Arquitetos do Pebiru TCA apresenta projetos para a Comunidade da Paz, ameaçada de remoção antes da Copa de 2014 em Itaquera
                   

A VILA DA PAZ EM ITAQUERA E A LUTA PELA MORADIA

 

Neste domingo, dia 25 de Novembro, nova Assembléia reuniu dezenas de moradores da Vila da Paz, em Itaquera, para discutir os próximos passos na luta contra o despejo da Comunidade (em função do Parque Linear Rio Verde, proposto para a região próxima ao Estádio que abrirá a Copa do Mundo de 2014).

Para enfrentar a ameaça de remoção das centenas de famílias que vivem nesta região, foram apresentados os projetos elaborados com a ajuda dos arquitetos e técnicos do Peabiru T.C.A.


                    
 
 


Tendo se definido por dois projetos que foram apresentados, os moradores definiram a agenda de mobilização que consiste na ida à Concentração do “

Copa para Quem?” marcada para acontecer na frente da  Ocupação Mauá, no próximo dia 1 de dezembro, às 13 horas.





Definiu-se ainda pela participação, de representantes da Comunidade, na Audiência Pública convocada pelo Núcleo de Habitação e Urbanismo do Ministério Público Estadual, para o dia 7 de dezembro, no horário da tarde. Neste dia, os moradores da Vila da Paz levarão suas demandas para a permanência na região e preservação do direito à moradia.



Foi decidida ainda a constituição de uma ampla comissão de moradores que irá propor uma reunião com o novo governo municipal tão logo haja a posse do prefeito eleito e secretários (da Habitação e Verde, principalmente), no início do ano, para fins de discutir sobre os projetos existentes (do governo e da comunidade).  Sendo lembrado que o atual subprefeito de Itaquera, prometeu no dia 2 de fevereiro deste ano que viria no mês seguinte, na Vila da Paz, conversar com os moradores mas até hoje não cumpriu a promessa e que nem a Secretaria da Habitação recebeu a Comissão de moradores nos dias agendados para tratar desta questão, foi decidido que a Comissão convidará os representantes do novo governo, que assumirá em janeiro, para finalmente conversar com a população. Veremos que tipo de diálogo será possível desta vez.

Foi informado ainda sobre o trabalho, de assessoria jurídica, que está sendo organizado por técnicos do Instituto Polis e a ação cultural executada por artistas do Grupo Parlendas, de Teatro. Estiveram também presentes, estudantes do Curso de Educação Física, da USP e do Serviço Social, da UNICASTELO.

                             Equipe de Assistentes Sociais Voluntários




                 Nas fotos acima, Assistentes Sociais Patrícia, Suelen, Michelle, Renata, Julio e Tiago entrevistam moradores da Vila da Paz

Por fim, foi feito um apela pelo Senhor Pedro, da Comissão de Moradores, para que as famílias colaborassem com o levantamento que está sendo feito pelos Assistentes Sociais voluntários ligadas ao coletivo “Comunidades Unidas da Zona Leste”. Estes, no dia anterior ao da reunião, estiveram visitando as casas da Comunidade, levantando dados sobre as famílias, situação de emprego, saúde e escolaridade e realizando os encaminhamentos necessários para os equipamentos locais.  Este trabalho prosseguirá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário