Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste

Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste
Ativistas do Nossa Itaquera

sábado, 21 de julho de 2012

ASSEMBLÉIA DA ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA “OLGA BENÁRIO” NA PARADA XV EM ITAQUERA DISCUTE FUTURAS AÇÕES




ASSEMBLÉIA DA ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA “OLGA BENÁRIO” NA PARADA XV EM ITAQUERA DISCUTE FUTURAS AÇÕES
Neste sábado, dia 21 de julho, moradores da região da Parada XV de Novembro, Vila Santa Rita e Jardim São Vicente estiveram reunidos na Assembléia da Associação Comunitária “Olga Benário”, na sede da Entidade, localizada na Estrada de Itaquera-Guaianases. Nesta Assembléia foi avaliada a situação do movimento de luta pelo espaço cultural comunitário na área que foi ocupada no primeiro semestre. Foram revistos os passos da luta, desde a ocupação do terreno, as várias idas na Subprefeitura e à Prefeitura onde se encontra a reivindicação pela desapropriação do terreno. Até o momento, não há sinais de que a atual administração municipal vá atender o desejo dos moradores que sofreram durante décadas com os riscos decorrentes deste terreno que era abandonado. Pelo contrário, a Administração Municipal parece tender a favor da empresa que é proprietária da área,  mas nada fez no terreno durante décadas em que a área só servia como depósito de lixo, viveiro de ratos e esconderijo de bandidos.

Também foi discutida a posição da Associação Olga Benário frente à próxima disputa eleitoral, sendo aprovada a posição de apoio às candidaturas de Fernando Haddad, para prefeito e Juliana Cardozo, para vereadora de São Paulo, pelo apoio dado por Juliana ao movimento dos moradores e seus compromissos com as lutas populares da moradia, saúde e pelos direitos das crianças e adolescentes, principalmente.




Outro assunto discutido foi a situação precária dos moradores da região da Rua Leopoldo Delisle que teve descrito, por exemplo, o problema da falta de iluminação.




Aprovou-se, ainda, a solidariedade às outras comunidades vizinhas que sofrem com o descaso da Prefeitura, sendo citado o drama das famílias ameaçadas de remoção na Vila Progresso e Comunidade da Paz.

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA REGIÃO

Tendo o apoio do MLB, Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas, a Associação Comunitária Olga Benário, a sede da Associação Comunitária Olga Benário está localizada num local bem interessante. Da sacada da Entidade, numa região de fronteira entre os distritos de Itaquera e Guaianases é possível avistar tanto alguns símbolos do grande Capital Industrial e Comercial (uma enorme fábrica de papel e uma unidade de uma das maiores redes de comércio varejista do País) como das construções que servem de moradia para os trabalhadores desta região que figura sempre como uma das que apresentam os piores indicadores sociais (renda, saúde, emprego, vulnerabilidade juvenil, violência contra as mulheres e crianças, etc) do município de São Paulo.
Por décadas a velha fábrica de papel acorda com seu apito, nas primeiras horas da manhã, as famílias operárias, tanto as que estão empregadas nesta empresa como as que precisam se deslocar para o centro da cidade ou municípios vizinhos que ainda preservam parques industriais (como Guarulhos, Santo André, São Bernando e mesmo Suzano). Para acessar estes empregos nas cidades industrializadas do ABC ou Alto Tietê, até o ano 2000, a população do Bairro XV de Novembro podia utilizar a Estação Ferroviária com o mesmo nome que existia no centro da vila. Neste ano, porém, esta Estação Parada XV foi desativada, junto com a antiga Estação de Itaquera e muitas outras da região.

A NOVA RADIAL LESTE E A CONSTRUÇÃO DO CEU JAMBEIRO

No lugar do antigo leito da ferrovia desativada foi construída, em 2004, na Administração da Prefeita Marta Suplicy, a extensão da Avenida Radial Leste, que passou a ligar Itaquera ao bairro de Guaianases, o último bairro de São Paulo, no sentido Leste, já na fronteira com Ferraz de Vasconcelos.
Também nesta Administrção da Prefeita Marta Suplicy foi construído perto deste local o CEU (Centro Educacional Unificado) Jambeiro, que trouxe algumas mudanças importantes no perfil da região. Foi urbanizada a área no entorno deste CEU e as crianças e jovens alunos desta Unidade puderam ter  acesso, nas dependências deste complexo educacional, de benefícios que geralmente são privilégios de alunos de escolas particulares (piscinas, boas quadras, teatro, etc).

O NOME QUE FAZ HOMENAGEM À HISTÓRIA DE OLGA BENÁRIO

Estas conquistas citadas só ocorreram por pressão das comunidades organizadas. Pressão comunitária e politica. Por esta razão também foi bem escolhido o nome da Associação que faz homenagem à Olga Benário. Olga foi uma jovem militante comunista alemã, de origem judaica. Chegou ao Brasil na década de 1930, encarregada pela Internacional Comunista para ser guarda costa do líder comunista brasileiro Luís Carlos Prestes, de quem se tornou companheira. Ambos foram presos em 1936, sendo que Prestes ficaria como prisioneiro político no Brasil até 1945 e Olga Benário, já grávida de Prestes, seria deportada para a Alemanha, sendo mais tarde exterminada pela Gestapo num Campo de Concentração do Nazismo.

Na faixa estendida na parede da Associação Comunitária, embaixo da foto de Olga há uma frase que resume sua biografia que inspira as também jovens militantes da Associação, composta com predominância feminina:
"Lutei pelo Bom,
pelo Justo
pelo melhor do Mundo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário