Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste

Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste
Ativistas do Nossa Itaquera

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A MOSTRA CULTURAL DO CIEJA ITAQUERA MOBILIZA TODA COMUNIDADE ESCOLAR





A MOSTRA CULTURAL DO CIEJA ITAQUERA MOBILIZA TODA COMUNIDADE ESCOLAR


No dia 6 de Novembro, na data em que o bairro de Itaquera aniversaria e, portanto, seria merecedor de várias festas em sua homenagem, uma outra festividade ocorreu numa Unidade Escolar da região, o CIEJA de Itaquera, através das várias apresentações e exposições que marcaram a Mostra Cultural desta unidade da Diretoria Regional de Educação.

 


A chuva que caiu ao longo deste dia não atrapalhou em nada as apresentações que contaram com grande presença de alunos e familiares que vieram prestigiar os trabalhos apresentado.

 


Logo na entrada do CIEJA, no corredor de acesso, os visitantes tinham contato com parte destes trabalhos fixados na parede próxima ao portão: belas máscaras africanas já indicavam que entre os temas trabalhados na mostra estava o da diversidade, com a apresentação de símbolos da cultura de vários povos: da África, Ásia, Europa e América.

 


Se a África foi homenageada através das máscaras, também chamou atenção a beleza do cantinho reservado à cultura japonesa. Sob a bandeira do Japão, vários símbolos desta cultura milenar estavam cuidadosamente agrupados para deleite dos visitantes.

 


Dos povos da América Latina, um dos que foram lembrados foram nossos amigos chilenos lembrados por uma de suas maiores figuras, o imortal poeta Pablo Neruda.

 


Além das artes plásticas, as artes cênicas também tiveram presença na Mostra que contou com a apresentação de danças árabes, cigana, tango e até de coreografias tradicionais iranianas, exibidas, estas últimas, por animado grupo de alunos que numa espécie de ensaio aberto também arriscaram passos de samba. E não deixava de chamar atenção aquele grupo de alunas, com o véu que caracteriza a indumentária iraniana, misturando passos de samba antes da apresentação de seu número principal.
 
 
 
 
 
 
 
O teatro também esteve representado em encenação promovida por grupo de alunos de escola de Ensino Médio parceira, em peça que falou da importância da leitura para tirar as pessoas do imobilismo.

 



Foi, de fato, uma bela festa. Está de parabéns a Coordenadora Merci Medeiros e toda sua equipe de educadores, responsáveis pela orientação dos ótimos trabalhos realizados por seus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário