Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste

Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste
Ativistas do Nossa Itaquera

domingo, 1 de dezembro de 2013

AMAZÔNIA MUNDI NO SESC ITAQUERA





AMAZÔNIA MUNDI NO SESC ITAQUERA

No dia 29 de Novembro ocorreu, no SESC Itaquera, a Cerimônia de Abertura da Exposição Amazônia Mundi, que permanecerá aberta para visitação até 10 de maio de 2015.



A exposição foi apresentada pelo Diretor Geral do SESC do Estado de São Paulo, Danilo dos Santos Miranda, em evento que teve acolhimento feito pela gerente Érika, do SESC Itaquera. Vários educadores, ativistas culturais e comunitários prestigiaram o evento faz justiça ao que consta no catálogo promocional: é mesmo um “Convite ao Encantamento”, na qual “o público é convidado a conhecer esta que é a maior floresta tropical do planeta, suas características, sua biodiversidade e seus mistérios”.




A exposição chama atenção para esta região que “abriga milhões de espécies de plantas e animais”. Em um dos espaços, por exemplo, temos exemplares de algumas  das  milhares de espécimes de insetos reconhecidos daquela região.






Danilo dos Santos Miranda chamou atenção para a importância desta exposição sobre a Amazônia acontecer numa das manchas restantes de outra floresta, a da Mata Atlântica, que cerca a aquele Unidade do SESC localizada dentro da área da APA Fazenda do Carmo.




A curadora da exposição, uma musicista, destacou o que também percebeu de maior importância em seu contato com as civilizações da Amazônia: elas constituem uma espécie de “Seio de Valores Sociais”. Como exemplo citou a característica conhecida dos indígenas de “não gritarem com as crianças” e a de “não abandonarem seus idosos”. Temos mesmo muito o que aprender com as nações indígenas da Amazônia. Vamos organizar nossas escolas para que os alunos aproveitem o máximo esta exposição. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário