Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste

Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste
Ativistas do Nossa Itaquera

sábado, 22 de dezembro de 2012

A VILA DA PAZ, EM ITAQUERA, E A VISITA DAS "HERDEIRAS DO REI"





A  VILA DA PAZ, EM ITAQUERA,  A CHUVA, AS CRIANÇAS  E A VISITA DAS “HERDEIRAS DO REI”


Nesta última espécie de plantão que realizamos, em alguns finais de semana, no Bar do Sr. Pedro, na Comunidade da Paz, a movimentação no dia de hoje, 22 de Dezembro, foi abaixo do normal. Com a chuva forte que caiu, já na parte da manhã, o público foi afugentado. Entraram poucas pessoas no período que lá ficamos. Alguns senhores discretos entravam, tomavam alguma coisa quente e saiam. Somente um  jovem mais falante trouxe notícia das últimas mortes ligadas às coisas do tráfico, “cobranças” envolvendo policiais, casos de roubos que a comunidade não aceita, etc. Mas não apareceu mais ninguém. Nem as assistentes sociais que iriam dar continuidade ao levantamento das condições das famílias apareceram com o péssimo tempo que fazia. Se bem que a maior parte do levantamento das famílias já foi realizado e está praticamente concluído o trabalho que resultou na identificação encaminhamento, por exemplo, de diversas crianças que se encontravam fora da escola.

 

No momento da chuva mais forte, porém, o bar acabou abrigando duas mulheres que se refugiaram do aguaceiro. Carregavam enormes sacos com brinquedos (bolas) e estavam ensopadas. Da porta do bar começaram a distribuição destes brinquedos para as crianças que moravam mais perto e logo viram do que se tratava. Perguntamos se faziam parte de alguma associação ou igreja e elas responderam que faziam parte de uma   “Associação dos Herdeiros do Rei”. Mesmo com toda a simpatia destas mulheres, o Sr, Pedro, bem humorado, não resistiu à tentação de brincar com esta história da “herança” supondo que sendo “Herdeiras do Rei”, aquelas mulheres  deviam ter muito dinheiro.  As senhoras aceitaram com humor a brincadeira, mas esclareceram que não tinham nenhuma herança em dinheiro. Pelo contrário. Tinham chegado naquela   comunidade através de lotação. Moravam em Guaianases e no caminho, dentro do coletivo cheio, vieram esbarrando os sacos para doações nos outros passageiros que nem reclamaram.

 

Como a chuva não cedesse, e elas quisessem fazer as demais entregas, acompanhamos estas mulheres até o local da quadra que fica no centro da Comunidade. Lá, várias mães, com suas crianças, já aguardavam, debaixo de chuva e com a quadra alagada. Foi rápida a distribuição. As doadoras demonstravam grande satisfação na ação. Também pareceu que tinham pouca experiência neste tipo de ação e ficaram um pouco surpresas com a reação das meninas que visivelmente aguardavam outro tipo de brinquedo. E as meninas eram a maioria. Elas ficavam alí olhando, por alguns minutos, na esperança de alguma boneca, talvez, e quando perceberam que o que tinha era mesmo a bola, acabavam levando o presente das mãos das sorridentes doadoras.
 
Terminada a tarefa, desejaram bom natal para todos e voltaram, de ônibus, para suas casas, lá em Guaianases. O episódio inspirou o Senhor Pedro a pensar na importância de tentar algum espaço para este tipo de ação, enquanto a comunidade não for removida. O Bar ou sua garagem não comportavam grande número de pessoas. E quando chove forte não é possível usar a quadra que é descoberta. Sua idéia foi de montar uma Associação de Moradores e fazer uma sede para reunir e atender o povo. Isto, porém, dependeria de ter informações, que talvez cheguem, finalmente, da nova administração, sobre o que acontecerá com a Comunidade diante do Projeto do Parque Linear. Serão mesmo removidos? Para onde? Qual seria o prazo desta remoção? De qualquer modo, com a conclusão do projeto que está sendo elaborado por arquitetos do Peabiru TCA, este será apresentado, no início de 2013, para o Ministério Público e para os representantes do novo Governo. Veremos. Um bom Natal para as Herdeiras, os Herdeiros e também para todos que estão deserdados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário