Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste

Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste
Ativistas do Nossa Itaquera

sábado, 8 de dezembro de 2012

APRESENTAÇÃO DA OPERAÇÃO URBANA RIO VERDE-JACU REUNE CONVIDADOS DO MOVIMENTO NOSSA ITAQUERA


Jorge Macedo, do Mov. Nossa Itaquera, fazendo a abertura da reunião
 
APRESENTAÇÃO DA OPERAÇÃO URBANA CONSORCIADA RIO VERDE-JACU REUNE CONVIDADOS DO MOVIMENTO NOSSA ITAQUERA NO CIFA

 
No dia 5 de Dezembro último, ocorreram, em Itaquera, duas apresentações da Operação Urbana Rio Verde-Jacu. Uma no comecinho da tarde, na Subprefeitura de Itaquera e outra, no horário da noite, no salão do CIFA, em reunião mobilizada pelo Movimento Nossa Itaquera.

                          José Adriano, Merci, Sr. Pedro, Serginho e Juliana

Nesta reunião, convocada muito às pressas sem que houvesse tempo suficiente para a devida mobilização das comunidades, foi apresentada uma versão pouco atualizada no projeto conhecido desde que foi transformado em Lei, no ano 2004. Depois de tanto tempo, pelo que foi apresentado, pouca coisa foi feita e mesmo o Consórcio de empresas que venceu o Edital para prosseguir com a Operação Urbana, está ainda em fase de estudos.


              Na primeira  foto, Juliana e Serginho. Na Foto de baixo, na última fileira, Michelle, Nunes e Lídia

Nesta apresentação feita no dia 5 de dezembro, por funcionários da SMDU (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano) e do Consórcio CDIW, foram repetidas as diretrizes desta Operação que abrangerá três subprefeituras (Itaquera, São Mateus e São Miguel Paulista).

Representando a Coordenação do Movimento Nossa Itaquera, na reunião, Jorge Macedo fez a abertura do encontro apresentando os objetivos do Movimento e a importância da discussão iniciada.



Várias organizações locais estiveram representadas no encontro. Numa das falas iniciais, após a apresentação da Operação pelos funcionários, um dos diretores do Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste presentes, o Sr. Eduardo Pinheiro Borges, vice-presidente do FDZL criticou o ritmo e a falta de transparência das discussões sobre a Operação Urbana. E falou com conhecimento de causa, pois Eduardo Pinheiro integrou o Conselho Gestor da Lei da Operação Urbana Rio Verde Jacu, quando esta foi aprovada em 2004.

         Sentado, Eduardo Pinheiro  , do FDZL. Em pé, arquiteto Nunes, do Peabiru, conversa com técnico da SMDU

Outra ativista do Fórum, também atuante no CDLI (Cãmara Dirigente dos Lojistas de Itaquera) e do Nossa Itaquera, o arquiteto Fernando, notou a ausência do centro de Itaquera nas áreas que foram apontadas como prioritárias na definição das Centralidades.

Mas a crítica maior mesmo partiu dos vários ativistas que chamaram atenção sobre a ausência de diretrizes para a Habitação Popular nos estudos apresentados. Nesta linha se pronunciaram o Sr. Pedro, da Comunidade da Paz, ameaçada de remoção pelo Projeto do Parque Linear Rio Verde Jacu; o Tita e a Glória, do Comunidades Unidas da Zona Leste; o arquiteto Nunes, do Peabiru TCA; a Juliana, do Comitê Popular da Copa; a Assistente Social Suellen e muitos outros ativistas solidários à luta pela moradia.

                  Tita, do Comunidades Unidas, faz crítica contra as remoções

A reunião contou ainda com a presença de outros militantes do Nossa Itaquera que ajudaram a divulgar a reunião, Serginho, da Assoc. de Moradores do Jardim Helian, as professoras Mônica,  Merci e Grazzielle Nazário, os Padres Paulo Beserra e Julian. Também participaram vários professores do Projeto Zona Leste Cidadã e Curso Escola que Protege, organizado pelo Grupo de Educação do Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste.

                           Profª Merci e José Adriano, do Nossa Itaquera

 
 Economista Ramon e Arquiteto Fernando, do Nossa Itaquera
 
 
Eduardo Pinnheiro, Vice Presidente do FDZL e Professora Grazy, do Nossa Itaquera
 
 
Houve praticamente consenso na compreensão de que esta discussão deve, efetivamente, contar com a participação de todas as comunidades da região. Por esta razão, as próximas reuniões devem ser amplamente divulgadas e com bastante antecedência. E isto, certamente, somente deverá ocorrer no próximo ano, com a cidade contando com um novo governo. De qualquer modo, a população deve ficar em permanente mobilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário