Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste

Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste
Ativistas do Nossa Itaquera

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

MINISTÉRIO PÚBLICO VISITA COMUNIDADE DA PAZ



 Sr. Pedro, morador,  explica problemas da Comunidade para Engenheiro Miguel e Assistente Social Liliane do Ministério Público do Estado de São Paulo


MINISTÉRIO PÚBLICO VISITA COMUNIDADE DA PAZ


Nesta quarta-feira, dia 1 de agosto de 2012, uma equipe do Ministério Público do Estado de São Paulo esteve em visita à Comunidade da Paz, em Itaquera. A equipe composta pelo engenheiro Miguel e Assistente Social Liliane, a pedido do Promotor Dr. Maurício Lopes , do Núcleo de Habitação e Urbanismo do Ministério, fez levantamento das condições gerais da região para fins de subsidiar o inquérito que está sendo constituído desde que estas condições dos moradores foram  agravadas  com o corte da energia elétrica ocorrida em abril.




Nesta vistoria, que também foi acompanhada por equipes de reportagens dos Jornais Folha de São Paulo e Agora, foram entrevistados vários moradores que relataram todas as dificuldades que estão enfrentando, com a falta de água e luz, que agravam a situação destas famílias que já vivem a tensão provocada pela ameaça de perder suas moradias com as obras do Parque Linear que, por sua vez, integra o pacote de projetos para a Copa de 2014.






 A Comunidade já sofria com a falta de água desde a conclusão da primeira fase do Parque Linear Rio Verde, ocasião em que o acesso com a rede de água, que existia de forma irregular, foi cortado de modo que até hoje, passados vários meses, os moradores que conseguem “puxar” água do outro lado da Avenida Nova Radial Leste, vão repartindo com os demais. O mesmo ocorre com a energia elétrica, que também era obtida de forma irregular durante anos, mas havia, até abril, um condutor colocado pela Eletropaulo que facilitava a ligação que era feita pelas famílias da Comunidade.




 Em abril, porém, algumas semanas após a Comunidade ter promovido uma manifestação cobrando informações sobre as obras previstas e os prazos para a remoção,  na Subprefeitura de Itaquera, houve o corte destes ramais por equipe da Eletropaulo, escoltada por viatura da Polícia Militar. Como o Subprefeito de Itaquera é coronel da Polícia Militar, a comunidade suspeita que a solicitação do corte não teria partido de um simples soldado da viatura, num domingo à tarde. O corte num dia deste indica que a ordem deve ter sido dada de alguma patente superior. Por todas estas razões e suspeitas, está sendo aberto um inquérito para o qual foi solicitado o relatório técnico que será elaborado por esta Equipe do Ministério Público.


                                                  Área da casa que foi incendiada



 A improvisação para a ligação de energia e os riscos de novos incêndios

Nenhum comentário:

Postar um comentário