Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste

Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste
Ativistas do Nossa Itaquera

domingo, 19 de agosto de 2012

A COMUNIDADE DA PAZ E O ARRASTÃO CULTURAL DAS COMUNIDADES UNIDAS


                              Jovens do Grupo "Arte Maloqueira" se apresentam

A COMUNIDADE DA PAZ E O ARRASTÃO CULTURAl  DAS COMUNIDADES  UNIDAS


Neste último sábado, dia 18 de agosto, aconteceu,  na Comunidade da Paz, o Segundo Arrastão Cultural das Comunidades Unidas da Zona Leste. Dando sequência ao primeiro “Arrastão” que tinha acontecido na Comunidade Caititu, no sábado anterior (11/08), desta vez, os vários militantes do “Comunidades Unidas”  e do “Movimento Nossa Itaquera”, além de artistas de vários grupos juvenis da região, como o “Arte Maloqueira” e recreacionistas voluntários estiveram numa atividade cultural com crianças e jovens nesta comunidade que está na lista das ameaçadas de remoção em decorrência do Projeto do Parque Linear Rio Verde, que integra o pacote de obras ligadas à Copa de 2014.

   Camaradas de várias gerações na ação de apoio às Comunidades (Vinicius, Tonhão, Eduardo, Padre Paulo e Lucas)


A Velha Guarda: Sr. Antonio, Pedro. Padre Paulo, Valter e Tonhão

O propósito da ação foi o de promover contato com as famílias, atividades culturais e brincadeiras para as crianças e estimular a conversa entre representantes de várias comunidades, sobre este tema comum da luta pela moradia. Por esta razão, estiveram presentes tanto moradores de comunidades vizinhas, também ameaçadas, como Clodoaldo e Ana Paula, da Caititu, como de representantes do Movimento de Moradia da Região Central, como o Nelson Che que relatou a vitória na ocupação de prédio abandonado na Rua Mauá.

          Nelson Che, do Movimento de Moradia da Região Centro e Patrícia Cornils, da Agência Pública

Mas a tarde foi, principalmente, de muitas brincadeiras com as crianças nas quais foi fundamental o trabalho desenvolvido por recreacionistas voluntários que trabalharam pintura de rosto, coreografias e vários tipos de jogos. A diversão toda foi acompanhada por ativistas dos “Comunidades Unidas”, como o Professor Antonio Carlos, Tonhão, que assistia orgulhoso o trabalho dos jovens filhos envolvidos nas dinâmicas com as crianças e distribuía doces para a garotada. Pelos ativistas do “Movimento Nossa Itaquera”, Padre Paulo Sérgio Beserra, Vinicius, Lucas de Francesco e Eduardo Brasileiro que conversaram com as pessoas da comunidade.

           Vinicius, Eduardo, Padre Paulo, Lucas e José Adriano e a frase de "Sejam Bem Vindos", na parede do Bar, na Comunidade da Paz

Importante na organização, foi o trabalho do Jailson, Senhor Pedro e sua filha Magna, moradores da Comunidade, que garantiram os preparativos para o Encontro.


                              Magna, José Adriano, Tita, Tonhão e Filipi

E a infraestrutura  para o êxito desta atividade cultural contou com a colaboração de sindicatos e grupos culturais (como o Dolores Boca Aberta, que contribuiu com a aparelhagem de som). Colaboraram e participaram ainda muitas outras pessoas que estas linhas apressadas não comportaram a menção.

                                      A menina e a pintura da borboleta

Aproveitou-se ainda  o encontro para combinar com as pessoas da comunidade, os próximos passos da luta dos moradores contra o processo de remoção. Ou seja, as Comunidades estão em processo de União e Organização.

                                                     Valter de Almeida Costa




Nenhum comentário:

Postar um comentário