ITAQUERA EM TRANSFORMAÇÃO E A QUESTÃO DO CURRÍCULO
ESCOLAR
A Proposta de Reorientação Curricular no Programa
Mais Educação
Itaquera, como todas as demais regiões do Município
de São Paulo, está discutindo a proposta de reorientação curricular que integra
o Programa Mais Educação apresentado pelo prefeito Fernando Haddad. A proposta está sob consulta pública. Várias
unidades educacionais estão promovendo debates com suas comunidades. O próprio Secretário da Educação tem apresentado a proposta para a sociedade através de audiências públicas e entrevistas coletivas para a imprensa.
Gestores,
educadores, pais e alunos estão se manifestando sobre os vários pontos que
constituem o programa. De nossa parte, neste momento, queremos tratar,
especificamente, de umas das
possibilidades relacionadas ao Eixo do Currículo contido na proposta que
prevê, além do Ciclo da Alfabetização, os Ciclos Interdisciplinar e Autoral.
O Trabalho com
Projetos Interdisciplinares e o Estudo da Realidade Local
A possibilidade a que nos referimos é a da
valorização do trabalho interdisciplinar dos educadores, nestes dois últimos
ciclos, por meio da construção de Projetos voltados ao Estudo do Meio. Naturalmente o trabalho com projetos
contempla ampla variedade temática. Muitas são as possibilidades de poder
trabalhar com projetos, mas as circunstâncias atuais mais que recomendam uma
atenção maior ao Estudo da Realidade Local.
As transformações com os Atuais Investimentos na Zona
Leste
Afinal, estamos tratando de uma localidade, na Zona Leste de São Paulo, que está passando
por grandes transformações, resultantes de intervenções e investimentos
públicos e privados. Se parte destes investimentos responde a demandas antigas
de movimentos locais, uma vez que a agenda desenvolvimentista está presente faz
cerca de três décadas na região, por outro lado, o novo ritmo das mudanças
(impulsionado pelas obras ligadas à Copa Mundial de Futebol, de 2014) requer
uma análise de todos os impactos, positivos e, eventualmente negativos, destas
transformações. E todos os que moram e/ou trabalham na região, são tomados pela
curiosidade despertada pela intensa movimentação de máquinas, tratores removendo
terras e abrindo vias; gigantescos guindastes transportando estruturas para a
construção dos viadutos ou tubos para os córregos que estão sendo
canalizados. Uma das perguntas, legítimas, é sobre como
ficará a “cara da região” após todas estas mudanças.
As Ações Educacionais Frente à Realidade em
Transformação
Entre os moradores e trabalhadores que fazem esta
indagação estão os gestores, professores e alunos de nossas escolas. Mas outras
questões que podem interessar aos professores e alunos, desta região, dizem
respeito ao modo como vivem, hoje, estes moradores: suas condições de moradia,
saneamento, saúde, trabalho, de vida, enfim.
O Curso “Estudo da Realidade Local
Para o melhor conhecimento de informações deste tipo,
por parte dos educadores e demais componentes da comunidade escolar, teve
início, na Diretoria Regional de Educação de Itaquera, o Curso “Estudo da
Realidade Local: Conhecendo as Condições de Vida, Território e História das Comunidades
do Entorno da Escola”, promovido em parceria com o Instituto Lidas. As escolas
participantes deste Curso estão sendo estimuladas a produzirem planos de
trabalho que aproveitem os diagnósticos que estão sendo realizados e
constituírem grupos permanentes de pesquisa, os Grupos de Estudos sobre o Território,
os G.E.T.s.
O GT sobre Pesquisa da Realidade Local no Seminário
“Educação como Desenvolvimento Local”
Ainda nesta direção, foi estimulada a participação de
educadores de Itaquera no Grupo de Trabalho sobre Pesquisa da Realidade Local
que constituiu um dos doze grupos temáticos formados no Seminário “Educação
como Desenvolvimento Local”, realizado por mais de quatrocentos educadores e
ativistas sociais da Zona Leste, no dia 30 de agosto, na USP Leste.
O I Congresso
de Educação “Zona Leste: Currículo e Território”
E, numa escala maior, desta vez envolvendo todas as
Diretorias Regionais da Educação da Secretaria Municipal, uma Universidade
local e a maioria das Diretorias de Ensino da Secretaria Estadual de Educação,
as Lestes 1, 2, 3 e 4, está sendo organizado, para os dias 8, 9, 10 e 11 de
Outubro, o I Congresso de Educação “Zona
Leste: Currículo e Território”. E estas ações, por sua vez, são conduzidas com
apoio dos mesmos atores sociais que, em Itaquera, integram no Movimento pela
Instalação da UNIFESP na Zona Leste, o Grupo Pró-Observatório de Políticas
Públicas e Centro da Memória da Zona Leste, cuja inauguração está sendo
defendida para o mês de novembro, quando Itaquera aniversaria.
O Observatório de Políticas Públicas e Centro de Memória
da Zona Leste
É objetivo dos que participam deste Movimento, que o Observatório de Políticas Públicas, quando
plenamente instalado, subsidie também as escolas da Educação Básica, na
pesquisa sobre os problemas da região, entendendo que a produção de conhecimentos
não é exclusividade da academia e que é possível e desejável uma integração
entre Ensino Superior e Educação Básica no esforço de promover o
desenvolvimento social deste território. Um objetivo importante, então, é o de
conhecer melhor para transformar. Que sejam produzidos conhecimentos que
facilitem o enfrentamento dos problemas locais. Mas, além desta intenção, também é propósito
primordial a própria melhoria na aprendizagem dos alunos, que este tipo de
pesquisa pode proporcionar.
Os Grupos de Estudos sobre o Território e os Ciclos
Interdisciplinar e Autoral
Desta maneira, os sugeridos G.E.Ts (Grupos de Estudos
sobre o Território) podem dar suporte para que os alunos do último ciclo
proposto na proposta de Reorientação Curricular do Programa Mais Educação, no
Ciclo Autoral, possam elaborar seus T.C.C.s (Trabalhos de Conclusão de Ciclo).
E, antes disto, como subsídio para os trabalhos com projetos que poderão ser
desenvolvidos no Ciclo Interdisciplinar, pelos grupos de alunos que contarão com
os professores generalistas e apoio também de professores especialistas para o
desenvolvimento de seus projetos.
O Levantamento de dados e o Diagnóstico junto às
Instituições com Ação Local
Já nos preparativos para uma boa disponibilização de
informações básicas, sobre a região, para estes grupos que atuarão nas escolas,
promovendo estudos, diagnósticos e
projetos, a Diretoria Regional de Educação de Itaquera está organizando
reuniões técnicas entre seu Gabinete e Diretoria de Orientação Técnica Pedagógica,
o DOT P, com representantes de instituições que estão gerenciando intervenções
relevantes na região: O objetivo é colher destas instituições o máximo de
informações, projetos, mapas, relatórios, maquetes sobre a região, que possam
ser transformados em material didático para uso na sala de aula e outros
espaços educativos (laboratórios, auditórios, etc).
O Diálogo da Educação com as Outras Instituições que
Operam na Região
- Entre estas
instituições contatadas estão, por exemplo, a SABESP, para a qual está sendo
solicitado todo o mapa de intervenções nos rios e córregos locais (com seus projetos de
limpeza, canalização, etc.);
- a SP Copa, que articula as várias intervenções
relacionadas à Abertura da Copa Mundial de Futebol, em 2014, em Itaquera, para
a qual está sendo solicitada a preparação de materiais informativos para nossos
professores e alunos, bem como visitas monitoradas, na área do Estádio em
construção e outros equipamentos daquele complexo situado nas suas imediações
(para fins de que os alunos possam ter contato tanto com o próprio processo de
construção destes equipamentos, em verdadeiras aulas abertas sobre noções
básicas das engenharias envolvidas, como também com este universo de
trabalhadores provenientes de várias partes do território brasileiro);
- a Secretaria
do Verde e Meio Ambiente do Município de São Paulo e a Fundação Florestal, que
estão elaborando diagnóstico para a conclusão do Plano de Manejo da Área de
Proteção Ambiental, a APA, da Fazenda e Mata do Carmo, para as quais está sendo
solicitado todo o material que está sendo produzido sobre este nosso patrimônio
natural, ainda desconhecido pelos educadores, alunos e população em geral.
- as Coordenadorias
do Desenvolvimento Urbano das Subprefeituras de Itaquera e Aricanduva/Vila Formosa estão
conduzindo o processo de discussão para a construção participativa do Plano
Diretor Estratégico do Município de São Paulo e os Planos Regionais
Estratégicos das Subprefeituras. Destas Coordenadorias, a DRE Itaquera está solicitando
todas as propostas que estão sendo estudadas e discutidas, os mapas e os
projetos que possam também ser
transformados em material didático para uso dos educadores com os alunos.
A Proposta da Educação Integral, o Conceito de Cidade
Educadora e sua Efetivação
Os contatos e partilhas realizadas entre a Diretoria
de Educação de Itaquera e as instituições citadas acima (Subprefeitura,
Secretarias, SP Copa, Sabesp ), na medida em que possibilitam a aquisição de
mais conhecimento sobre a realidade local e seus processos de transformação,
pelos integrantes das comunidades educacionais, também favorece que esta
apropriação de conhecimentos sobre os variados aspectos dos territórios das
unidades escolares ainda contribua para o aproveitamento dos vários espaços
destes pedaços da cidade, para fins educativos. Ou seja, a efetivação da Cidade
como Educadora, ou deste pedaço da cidade que é a área que corresponde à DRE
Itaquera requer que os educadores conheçam com precisão esta região que se
pretende mais justa, democrática, solidária, humana, educada e educadora.
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