APRESENTAÇÃO DO PROJETO CÉU TERRITÓRIO
No dia 24 de Setembro, no auditório da Biblioteca
Mário de Andrade, foi apresentada a proposta do CEU Território que prevê a
construção de dez outros CEUs na cidade de São Paulo, com um novo conceito que
integra os equipamentos e serviços públicos já existentes.
Lurdinha, Diretora da DRE São Mateus
Na abertura da reunião, Teresa, da Secretaria do
Desenvolvimento Urbano, falou deste objetivo de integrar melhor os equipamentos
nos territórios. Discorreu ainda sobre o Plano Diretor de São Paulo, a proposta
do Arco do Futuro e o potencial de transformação dos novos eixos de mobilidade
planejados. Pretende-se, com a “maior densidade de ocupação” destes espaços que
serão qualificados “otimizar o tempo de transporte”.
Diretores Regionais de Educação Élio e Kadhiga
E no contexto de todas transformações propostas é que
se enquadraria o projeto do novo ciclo dos CEUs que traria como novidade a
ampliação dos equipamentos e serviços públicos (que nos CEUs atuais já integram
a Educação, a Cultura e o Esporte) para também incluírem a Saúde e a
Assistência Social, por exemplo. Nestes novos projetos, os espaços culturais
estarão voltados de frente para as ruas para que possam também funcionar em
horário não escolar, com certa independência.
Taísa Endrigue, da CDU de Itaquera
Neste novo ciclo de CEUs, num primeiro momento,
Itaquera será beneficiada por dois equipamentos, um CEU na área do Clube Escola
Gerdy Gomes, no Jardim São Pedro, e na área do Clube Rumi Ranieri, no Parque do
Carmo. Estas obras deverão trazer grandes benefícios para os moradores destas
regiões.
Subprefeito Miguel Perrella, da Penha
Subprefeito Guilherme, de Itaquera
Taísa e Luís Tarcísio, da DRE Itaquera
No encontro, fazendo uso da palavra, o representante
da DRE Itaquera, defendeu que todos os projetos, mapas, maquetes destes novos
CEUS sejam disponibilizados para as escolas da região, para que possam
trabalhar com seus alunos e comunidades não apenas com objetivos de divulgação
mas também com propósitos educativos de estimular o gosto pelos estudos e
participação cidadã dos alunos.
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