Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste

Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste
Ativistas do Nossa Itaquera

sábado, 28 de setembro de 2013

EMEI ERNANI SILVA BRUNO FAZ FEIRA CULTURAL SOBRE A HISTÓRIA DE ITAQUERA E CONJUNTO JOSÉ BONIFÁCIO



Valter A. Costa, Diretor Regional, Sandra Pastor, Diretora da EMEI, Maria Elvira e DJ da Banda Engrenagem Urbana

EMEI ERNANI SILVA BRUNO FAZ FEIRA CULTURAl SOBRE A HISTÓRIA DE ITAQUERA E DO CONJUNTO JOSÉ BONIFÁCIO

Neste dia 28 de Setembro, educadores da EMEI Ernani Silva Bruno realizaram uma Feira Cultural com a exposição de filme, fotos e trabalhos das crianças sobre os espaços e história dos bairros de Itaquera e do Conjunto José Bonifácio.

                               Diretora Sandra e Professoras da EMEI Ernani

No início dos trabalhos, a Diretora Sandra Pastor, recepcionou os familiares das crianças que foram convidados para participarem da programação que consistiu na exibição de um filme sobre o bairro e a realização de oficinas com os pais.



Nas salas também foram expostos trabalhos feitos pelas crianças. Alguns dos trabalhos foram baseados em visitas feitas pelas crianças à Biblioteca Vinícius de Moraes e ao Parque Raul Seixas.




No encerramento da Feira Cultural ocorreram apresentações de danças das crianças e houve ainda a apresentação do grupo de música da região, Engrenagem Urbana com músicas da cantora Maria Elvira. 




                   Fotos acima do Grupo Engrenagem Urbana e fotos abaixo: do Casarão antigo onde hoje fica o Hospital Waldomiro de Paulo e do Padre Paulo Sergio Beserra no início de seus trabalhos em Itaquera

GRUPO DE ESTUDOS SOBRE O TERRITÓRIO DA ZONA LESTE - O G.E.T - FAZ SUA PRIMEIRA REUNIÃO EM ITAQUERA





GRUPO DE ESTUDOS SOBRE O TERRITÓRIO DA ZONA LESTE FAZ SUA PRIMEIRA REUNIÃO EM ITAQUERA


Neste dia 25 de Setembro, no horário da tarde, aconteceu a primeira reunião do Grupo de Estudos sobre o Território da Zona Leste, no CEU Azul da Cor do Mar. Esta reunião tinha sido marcada pelo Grupo de Trabalho sobre Pesquisa da Realidade Local, um dos GTs do Seminário “Educação como Desenvolvimento Local”, realizado no final de agosto, na USP Leste.




Esta reunião, em que estiveram presentes educadores da Zona Leste, de várias escolas da rede pública, professores e alunos de uma universidade local, a UNICASTELO, militantes comunitários e a coordenação do Instituto Lidas e Casa dos Meninos (da Zona Sul de São Paulo), foram retomadas as prioridades definidas no Seminário da USP Leste e deliberados novos encaminhamentos, dos quais destacou-se a orientação para que todos participassem do próximo Congresso de Educação “Zona Leste: Currículo e Território”.

                           Merci, José Silveira e Fábio Santos

Também informou-se sobre o andamento do processo da constituição do Observatório de Políticas Públicas e Centro da Memória da Zona Leste, uma demanda do Movimento Nossa Itaquera que reivindica a inauguração deste observatório ainda em novembro deste ano, mês em que Itaquera aniversaria.

                          Professora Zilda e Alunas da Unicastelo

Em recente conversa com o Subprefeito de Itaquera, foi avisado que a inauguração pretendida para este mês talvez não seja possível, mas a subprefeitura acelerará as obras de reforma do prédio localizado no terreno da antiga fábrica Gazarra, na Av. Jacu-Pêssego.


                                   Silvio, Luana, Fátima e Dionel


Foram descritas as iniciativas recentes das pessoas e instituições que integram este Grupo, como a realização do Curso Estudos sobre a Realidade Local, pela Diretoria Regional de Educação de Itaquera em parceria com o Instituto Lidas, que reuniu vinte e uma escolas da região, numa formação inicial  para o domínio de técnicas de georeferenciamento. 

PROJETO "AULA À CEU ABERTO: ITAQUERA, A COPA COMEÇA AQUI"



         Sandra Rocatto, Gestora do CEU, Nádia Campeão, Vice-prefeita de São Paulo e Valter de A. Costa, Diretor Regional da DRE Itaquera


APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE AULA À CEU ABERTO: “ITAQUERA, A COPA COMEÇA AQUI”

Neste dia 26 de Setembro, no CEU Azul da Cor do Mar, foi apresentado pela Diretoria Regional de Educação de Itaquera, o Projeto de “Aula à CEU Aberto: “Itaquera, a Copa Começa Aqui”, com a presença da vice-prefeita Nádia Campeão, do Subprefeito Guilherme, de Itaquera, dos representantes da SPCOPA e da empresa Odebrecht, engenheiro Frederico.

                        Josafá, de SPCOPA e Edilaine, Gestora do CEU Formosa

A reunião teve início com a vice-prefeita expondo os impactos previstos com a abertura da Copa do Mundo, em São Paulo, no ano de 2014, com as conseqüências também previstas para a Zona Leste.




Em seguida, o professor João Galvino, representando o Gabinete de SME, fez saudação elogiando a iniciativa da DRE Itaquera e contextualizando esta ação no histórico da luta pelo desenvolvimento local da Zona Leste e seu vínculo com os movimentos sociais de educação que atuam na região, nas últimas décadas.

     Gabriel, Sup. de Cultura, Nádia Campeão, Vice-Prefeita, Inspetora Geral da G.C.M. e Sandra Rocatto, Gestora do CEU


Em sua fala, o representante da Odebrecht apresentou o cronograma das obras, com destaque para o trabalho realizado junto ao grupo de funcionários que tocam a obra.

Por fim, a Diretoria Regional de Educação apresentou sua proposta de produção de material didático relacionado ao evento da Copa e da Construção do Estádio, com o objetivo de que estas transformações em andamento na região, além do legado arquitetônico representando pelo Estádio, por exemplo, também gerem, como legado, a “maior aprendizagem dos alunos da região”. Fará parte deste projeto a realização, entre outubro e dezembro deste ano, de visitas monitoradas, de alunos e professores de 74 escolas da DRE de Itaquera, ao canteiro de obras do Estádio em construção. 

APRESENTAÇÃO DO PROJETO CÉU TERRITÓRIO E BOAS NOTÍCIAS PARA ITAQUERA





APRESENTAÇÃO DO PROJETO CÉU TERRITÓRIO

No dia 24 de Setembro, no auditório da Biblioteca Mário de Andrade, foi apresentada a proposta do CEU Território que prevê a construção de dez outros CEUs  na  cidade de São Paulo, com um novo conceito que integra os equipamentos e serviços públicos já existentes.


                           Lurdinha, Diretora da DRE São Mateus

Na abertura da reunião, Teresa, da Secretaria do Desenvolvimento Urbano, falou deste objetivo de integrar melhor os equipamentos nos territórios. Discorreu ainda sobre o Plano Diretor de São Paulo, a proposta do Arco do Futuro e o potencial de transformação dos novos eixos de mobilidade planejados. Pretende-se, com a “maior densidade de ocupação” destes espaços que serão qualificados “otimizar o tempo de transporte”.

                      Diretores Regionais de Educação Élio e Kadhiga 

E no contexto de todas transformações propostas é que se enquadraria o projeto do novo ciclo dos CEUs que traria como novidade a ampliação dos equipamentos e serviços públicos (que nos CEUs atuais já integram a Educação, a Cultura e o Esporte) para também incluírem a Saúde e a Assistência Social, por exemplo. Nestes novos projetos, os espaços culturais estarão voltados de frente para as ruas para que possam também funcionar em horário não escolar, com certa independência.

                            Taísa  Endrigue, da CDU de Itaquera

Neste novo ciclo de CEUs, num primeiro momento, Itaquera será beneficiada por dois equipamentos, um CEU na área do Clube Escola Gerdy Gomes, no Jardim São Pedro, e na área do Clube Rumi Ranieri, no Parque do Carmo. Estas obras deverão trazer grandes benefícios para os moradores destas regiões.

                           Subprefeito Miguel Perrella, da Penha

                                              Subprefeito Guilherme, de Itaquera

                           Taísa e Luís Tarcísio, da DRE Itaquera



No encontro, fazendo uso da palavra, o representante da DRE Itaquera, defendeu que todos os projetos, mapas, maquetes destes novos CEUS sejam disponibilizados para as escolas da região, para que possam trabalhar com seus alunos e comunidades não apenas com objetivos de divulgação mas também com propósitos educativos de estimular o gosto pelos estudos e participação cidadã dos alunos. 

domingo, 22 de setembro de 2013

A COPA DE 2014, A CONSTRUÇÃO DO ESTÁDIO DO CORINTHIANS, EM ITAQUERA E O LEGADO NA EDUCAÇÃO






A COPA DE 2014, A CONSTRUÇÃO DO ESTÁDIO EM ITAQUERA,  E O LEGADO NA EDUCAÇÃO


No contexto do esforço que a Diretoria Regional de Educação de Itaquera, com as demais DREs da Zona Leste e Movimentos Sociais da região têm promovido para que seja estimulada a produção de conhecimento sobre este território do Município de São Paulo, uma das ações em andamento é a organização de uma série de atividades que visam o aproveitamento desta fase da construção do Estádio do Corinthians, a arena que sediará a Abertura da Copa do Mundo de Futebol, em 2014, para a maior aprendizagem, pelos alunos de nossas escolas,  de conceitos que podem ser relacionados ao próprio processo de construção deste equipamento.



Com este objetivo, já foram realizadas algumas reuniões entre a Diretoria de Orientação Técnica Pedagógica, da DRE Itaquera, coordenada pela professora Daisy Moraes, e a equipe de SPCOPA, Josafá e Geane Cristina. Nestas reuniões tanto foi discutida a proposta de produção de materiais didáticos (aproveitando os mapas, maquetes, fotos, relatórios sobre a obra da construção) como também a realização de visitas monitoradas de alunos de nossas escolas ao perímetro da construção.






Para tratar da organização destas visitas, parte da  equipe pedagógica da DRE Itaquera, as professoras Daisy, Salete e Sandra, estiveram na área da construção em companhia da assessora de SPCOPA, Geane Cristina, no dia 17 de setembro, quando conversaram com o engenheiro Ricardo Corrégio, da Odebrecht, sobre o plano de visitação e a intenção de utilizar a estrutura do coreto existente no local para a realização de aulas abertas com alunos da Rede Municipal.






Para lançar este projeto e firmar a parceria entre a DRE Itaquera e SPCOPA com este fim, será realizada uma reunião com diretores e coordenadores pedagógicos das nossas unidades no dia 26 de setembro, às 9 horas, no CEU Azul da Cor do Mar. Para esta reunião estão convidados o Secretário Municipal de Educação, Cesar Callegari, e a vice-prefeita da cidade, Nádia Campeão, que demonstrou bastante interesse pelo projeto. Abaixo, alguns elementos que podem constituir objeto de estudo para nossos alunos nas "aulas a céu aberto"

                           Elementos metálicos,cimento, terra e grama

                                       Homens, pedra, árvore e estrutura metal e concreto

                                                   Homens e madeira cortada

                                      Árvores sobreviventes sob proteção dos Homens

                                        Homens construindo estruturas de metal

                                       Homens conduzindo veículos na construção


EMEF MARECHAL MALLET, DA DRE ITAQUERA, COMEMORA 25 ANOS





 
 
EMEF MARECHAL MALLET,  DA DRE ITAQUERA, COMEMORA 25 ANOS


Neste dia 19 de Setembro a equipe de educadores, gestores e alunos da EMEF Marechal Mallet, da DRE Itaquera, comemorou os 25 anos desta Unidade com a apresentação dos trabalhos de seus estudantes relacionados ao aniversário.

 


Na parte da manhã, foram homenageados educadores, diretores, coordenadores que passaram pela escola nestes anos. Para o resgate de sua história alunos conseguiram localizar e entrevistar moradores antigos.

 


Alguns dos depoimentos destes moradores foram expostos entre os murais que, no pátio da escola, também expunham poemas dos alunos no painel “Poema Visual”.

 





Outra atividade interessante foi a identificação de fatos históricos que marcaram o ano de fundação da Unidade, em 1988, por sinal um ano muito rico de eventos significativos, como a promulgação da Constituição Brasileira, a Carta Cidadã, e a tragédia do assassinato do líder ambientalista Chico Mendes.

 




Os estudantes também foram estimulados a mapearem a região, localizando e fotografando os equipamentos públicos locais vizinhos: o CEI Jardim São Pedro, as EMEFs Água de Março e Benedito Calixto e o Clube Escola Gerdy Gomes, por exemplo.



 
Alunos também produziram poemas e músicas referentes ao aniversário da Escola. Paródias. Depoimentos. Cartas. Desenhos. Muita produção. Enfim, a Comemoração foi toda organizada para proporcionar mais aprendizagem. Parabéns.