Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste

Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste
Ativistas do Nossa Itaquera

segunda-feira, 29 de julho de 2013

ESCOLA PÚBLICA E UNIVERSIDADE DE ITAQUERA ACOLHEM JOVENS DE VÁRIOS PAÍSES QUE PARTICIPARAM DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE









Escola pública e Universidade de Itaquera acolhem jovens de vários países que participaram da Jornada Mundial da Juventude

 Abigail Malavasi (*)

A partir do dia 19/07,  a Paróquia Nossa Senhora das Graças recebeu em várias etapas cerca de mil  jovens que vieram do Peru,  Espanha e Itália que chegaram a São Paulo para participar do encontro com o Papa Francisco em Aparecida, no interior de São Paulo, e posteriormente no Rio de Janeiro.
 

Parte dos jovens foi acolhida nas casas dos paroquianos, cerca de 550 jovens foram acolhidos na UNICASTELO e 350 foram acolhidos pelos Irmãos Maristas. A EE Comendador Mário Reys serviu de base para o preparo e distribuição de café da manhã, almoço, jantar e lanches.Toda a logística foi preparada pela comunidade e entidades que sediaram a empreitada. 



A chegada dos peregrinos era sempre  embalada  por músicas e danças religiosas típicas de seus países  e marcada pela alegria e pela união em torno da fé e do encontro entre os brasileiros que os recebiam e os diversos grupos de peregrinos advindos das mais diferentes regiões desses países. 



Essa experiência, única em nossa região, foi de grande aprendizado para todos, pois mostrou como a união em torno de um objetivo comum tornou possível mobilizar vários atores de diversos segmentos sociais e as mais diversas instituições, como igreja, escola pública, universidade, e seus equipamentos, superando as diferenças e as especificidades de cada uma dessas instituições.  




Do ponto de vista pedagógico, fica a lição de que precisamos ir além de nossos próprios muros institucionais, unindo-nos, por meio de objetivos que unifiquem toda a comunidade, numa grande equipe de trabalho que vise, essencialmente, o bem comum e que provoque em cada participante do processo a sensação de ter contribuído significativamente para o crescimento de todos, independentemente de cultura, credo, cor ou classe social. 


(*) Abigail Malavasi é Coordenadora do Curso de Pedagogia da UNICASTELO e Diretora da EE Comendador Mario Reys   

Nenhum comentário:

Postar um comentário