Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste

Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste
Ativistas do Nossa Itaquera

sábado, 6 de julho de 2013

CURSO ESCOLA QUE PROTEGE NA CONCLUSÃO DE SEU TERCEIRO MÓDULO





CURSO ESCOLA QUE PROTEGE NA CONCLUSÃO DE SEU TERCEIRO MÓDULO

Neste sábado, dia 6 de julho, ocorreu a aula de encerramento do terceiro módulo do Curso Escola que Protege, ministrado pelo Professor Marcos Cezar de Freitas, da UNIFESP, no CEU Azul da Cor do Mar.



Nesta aula, o Prof. Marcos Cezar continuou tratando do tema da Inclusão, reservando, porém, uma atenção especial à análise do que denominou como Escola para o Desempenho, ou seja, a “Escola que zela pelo Direito dos mais aptos”. Uma Escola que, na opinião do Prof. Marcos Cezar, acaba querendo “tirar da frente aqueles que atrapalham os que têm bom desempenho”.



Ainda em relação aos limites da inclusão, foi observado que esta, até o momento, “não aumentou em nada o diálogo com as famílias”. Para um diálogo verdadeiro com a família, a escola deveria promover uma “escuta ativa”, em que esta estivesse mesmo disposta a aprender com os familiares dos alunos. Isto é fundamental no processo de integração comunitária.




Marcos Cezar tratou de muitos outros temas ligados à questão do processo de Inclusão, fazendo, como é seu hábito,  um cuidadoso tratamento dos conceitos.

Entre os participantes constatou-se a maior integração entre os grupos já que muitos iniciaram esta formação no início de 2012.





Mas também foi observada a presença de muitos professores recentes nesta formação, sendo que algumas escolas garantiram uma participação muito expressiva, como é o caso, por exemplo, da Escola Estadual Tito Lívio, da Leste 1, de São Miguel Paulista. Parabéns para todos participantes e pela dedicação da Comissão Organizadora, na qual queremos destacar o empenho do Prof. Walter Silva (da Leste 3), a professora Merci Medeiros (do Movimento Nossa Itaquera) e a professora Zilda Borges (do Grupo Pró Observatório de Políticas Públicas e Centro de Memória da UNIFESP).




Para uma avaliação do que o Curso Escola que Protege significou para os participantes, foram coletados depoimentos, parte dos quais são transcritos abaixo.
             



                 ALGUMAS OPINIÕES SOBRE O CURSO

"O curso é importantíssimo para aprimorarmos nossos conhecimentos, sanando as dúvidas existentes na nossa prática, do tema que ainda precisa ser debatido em todas as instâncias, até que todos sejam conscientes e estejam prontos para trabalhar com a diversidade de forma humana e cidadã. É fundamental a continuidade deste Curso, nesta temática com ênfase nas deficiências"  (Katia Estebrich) 

"O Curso contribui muito para repensarmos a nossa prática e crescermos no melhor atendimento de nossos alunos e comunidade" (Maria do Carmo G. Dinamarco) 

"O Escola que Protege nos possibilita a mudança do olhar no que se refere, por exemplo, à escola. Refletimos sobre questões como o tempo escolar que muitas vezes não condiz com o tempo do aluno; as diferenças que existem entre nossos alunos e a tendência a pensá-los como se tivessem o mesmo ritmo de aprendizagem" (Walter S. Oliveira) 

"Entender que a escola é uma instituição em aberto é o ponto de partida para termos a real inclusão escolar. A participação neste evento tem sido para mim de grande valor para ampliar meus horizontes como educadora" (Madalena Pereira)

"Estou muito feliz de estar concluindo o terceiro módulo, pois desde o primeiro, o curso tem me dado certos esclarecimentos para tratar melhor com a realidade do dia a dia em sala de aula" (Lucilene S. Guimarães) 

"Encontrei no Curso um grande apoio na minha profissão, pois aborda assuntos polêmicos e oferece ajuda na forma de ver, de repensar nossas ações enquanto educadores em transformação e transformadores" (Iara A. MIcher)

"Participar deste Curso têm me "alfinetado".Tenho tido oportunidade de aprender novos conceitos, informações valiosas, de repensar algumas práticas e de compartilhar com os colegas da EMEI pontos muito interessantes. Agradeço ao prof. Marcos e à todos da Equipe" (Maria Antonia Borges de Queiroz) 

"Um curso que nos faz pensar a respeito da humanização efetiva da escola e que orienta nosso olhar para a identificação de nossas próprias limitações, propondo-nos desafios para superá-los é, sem dúvida, memorável" (Merci Medeiros)

"O Curso contribui para minha formação, esclarecendo muitas informações com o tema "inclusão". O professor é maravilhoso e esclarecedor. Os encontros são positivos e com um bom intervalo entre cada encontro. Parabéns aos organizadores" (Juliana F. Ferreira)

"O Curso é maravilhoso, de grande valia para repensar a Inclusão, com um novo olhar. E espero que possamos estar juntos em outros cursos e continuar esta caminhada em prol da educação de qualidade e qualificar cada dia mais nossos professores." (Silmara A. G. Andrade)

"Estou satisfeita e muito feliz com o Curso, desde o ano passado faço parte do Curso. Aprendi muito, mas sei que ainda é preciso estudar muito e o que ficou para mim de mais importante é o fato de repensar as minhas atitudes, olhar o outro diferentemente, como parte de um processo no qual eu estou inserida" (Terezinha Alves da Silva)


Nenhum comentário:

Postar um comentário