Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste

Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste
Ativistas do Nossa Itaquera

sábado, 6 de julho de 2013

A CONFERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE ITAQUERA E NOSSA CONTRIBUIÇÃO PARA A CONAE - 2014




                Alguns dos Representantes eleitos para a Conferência Municipal de Educação


A Conferência Regional de Educação de Itaquera e nossa Contribuição para a CONAE – 2014

Nesta etapa preparatória para a Conferência Nacional de Educação que acontecerá em 2014, antecedendo a Conferência Municipal de São Paulo, marcada para os dias 16 e 17 de Agosto, realizamos nossa Conferência Regional, no último dia 29 de junho, no CEU Aricanduva, com a participação de    213      pessoas, do total de   318   inscritos, representando professores, funcionários, alunos, pais, gestores, sindicatos e movimentos sociais da região.



Para que tivéssemos neste dia tal grau de participação que resultou na produção de      propostas e escolha de    43  representantes que irão para a Conferência Municipal foram realizadas várias atividades preparatórias.

As  Ações Preparatórias para a Conferência

No dia 29 de maio, reunimos os diretores das Escolas da DRE Itaquera e representantes dos Conselhos de Escolas/CEIS destas unidades para propor que realizassem, no dia 6 de junho, o Dia do Conae na Escola. Sugerimos que, para isto, fossem convocadas reuniões ampliadas do Conselho de Escola onde fosse apresentado o Documento Referência do CONAE com a realização de “exercícios” de produção de emendas “aditivas”, “supressivas” ou “de substituição”, relacionadas a alguns dos sete eixos do documento. Pedimos, ainda, que no final destas reuniões dos Conselhos de Escola, no dia 06/06, fossem escolhidos representantes dos vários segmentos que aceitassem integrar o Grupo Referência do CONAE de cada uma das unidades. Em atendimento a este pedido, a quase totalidade de nossas 98 Unidades da Rede Direta enviou a lista dos representantes de seus Conselhos de Escola.


Estes representantes das Unidades, por sua vez, foram convidados para uma reunião específica, no dia     19 de junho, na EMEF Julio Cesar  S. Malba  Tahan  quando fizemos nova simulação de produção de “emendas aditivas” através de organização de grupos por pares de unidades diferentes (professores com professores, pais com pais, gestores com gestores, alunos com alunos, etc). O objetivo desta dinâmica era não apenas exercitar a produção de emendas, a partir da análise coletiva, mas também o de proporcionar oportunidades para que professores, pais, alunos e gestores, de unidades diferentes, pudessem, através desta troca de idéias, se conhecer e ter mais condições de efetivar a futura escolha dos representantes locais na Conferência Regional.



Além destas atividades preparatórias realizadas no âmbito da Rede Municipal, também realizamos esforços para envolver, no processo de organização, todas as principais organizações com representação local. Neste sentido foram convidadas para reunião realizada no dia  15 de junho  na Unicastelo, as Diretorias de Educação da Rede Estadual (os Dirigentes das Lestes 1, 3, 4 e 5), as universidades e faculdades locais, os sindicatos com sede na região, Escolas Técnicas, associações de moradores, entidades do Movimento Negro, unidades locais do Sistema S (SESC, SENAI, SEBRAE. SESI). Neste encontro, as entidades que compareceram integraram a Comissão Organizadora e os Grupos de Trabalho criados para viabilizar a Conferência Regional (GT de Credenciamento, Programação, etc).

Construindo o Fórum Regional de Educação de Itaquera

O processo de organização da Conferência, nestas várias atividades preparatórias, propiciou ainda que os diversos sujeitos mais interessados de cada unidade escolar, instituição ou movimentos engajados pudessem exercitar a ação articulada, resultado da discussão coletiva. E esta articulação e  integração decorrente da aproximação entre estes atores distintos (professores, alunos, pais, gestores, ativistas sociais), por sua vez, está sendo compreendida como a formação do embrião do que pode constituir, futuramente, um Fórum Regional de Educação de Itaquera, de caráter permanente. Esta proposta foi apresentada no final da Conferência Regional e teve aceitação da maioria dos presentes.



A Equipe Organizadora e o Embrião do Fórum Regional de Educação

No dia da Conferência, abrilhantada, na abertura, pelas apresentações culturais organizadas por professores e alunos da EMEI Olandya Peres Ribeiro,  a condução dos trabalhos teve a direção da Comissão Organizadora, nas pessoas dos professores Alexandre Pereira da Silva e José S. Silveira  (respectivamente diretores das EMEFs Mario Covas e Antonio Duarte de Almeida). Também integraram a Comissão Organizadora, entre outros, os educadores   Fábio Santos Silva,  Sandra N. Santana, Sandra Fátima Assunção B. de Oliveira, Maria Lúcia José, Fátima Teixeira, Raquel de Melo Santos Souza, Heli dos Santos Fernandes,  Rogério Jacob, Marcio Costa, Fátima Romão, Valter Lara. Ou seja, muita gente trabalhou para que tivéssemos aquele resultado: mais de duzentas propostas que serão encaminhadas para a Conferência Municipal e a disposição de organizar um forte Fórum Regional de Educação, reunindo educadores, pais, alunos e movimentos sociais de Itaquera, Aricanduva e Vila Formosa. Temos muito trabalho pela frente.






Como foram vários os autores responsáveis pela condução dos trabalhos, em todo o processo, foram recolhidos alguns depoimentos de participantes. Vamos ver o que pensaram sobre o processo, alguns destes participantes:

DEPOIMENTOS SOBRE A CONFERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO EM ITAQUERA

“Muito significativo o fato de tantas pessoas reunirem-se para discutir os rumos da educação, principalmente em um momento em que a população brasileira clama por mudanças. Neste sentido, a Conferencia de Educação vem ao encontro dessas vozes, o que demonstra a preocupação e o desejo da sociedade, dos profissionais da educação, dos pais e dos alunos de participarem, de proporem e de discutirem a construção de uma educação de qualidade para todos.”

(José S. Silveira – Diretor da EMEF Antonio Duarte)


“Felicito e agradeço a todos pela participação na Conferência Regional de Educação de Itaquera, honrado em representar a nossa comunidade escolar e feliz por perceber que aquilo em que acredito não é um “sonho que se sonha só...”  e pela importância do reconhecimento do outro e da construção do “eu” coletivo,  compartilhando responsabilidades. Obrigado pelos (des)encontros, pela convivência e pelo aprendizado. Que o Fórum sirva para fomentar um debate permanente e cada vez mais qualificado em nossa região. Parabéns Zona Leste. Parabéns Itaquera!”

(Alexandre Pereira da Silva – Diretor da EMEF Gov. Mário Covas)

“Acredito que para ser um profissional da Educação, além de toda a gama de conhecimentos, da paixão e dos demais requisitos primordiais para o exercício dessa profissão, fundamentalmente o profissional deve ser alguém de ação, sendo assim a CONAE 2014 é uma grande oportunidade de participação, não só dos profissionais da educação como de toda sociedade, que poderá opinar, contribuir, deixar sua alma gritar! Enfim, levar suas ideias a metamorfose. Momento de deixar as lamúrias de lado e fazer acontecer, para quem sabe ao final dessa caminhada chegar a um lugar comum a tão sonhada educação de qualidade para todo e qualquer brasileiro! “
  (Rosana Gonzaga Dobre Batista – Diretora Cei Missionária Dorothy Stang


“A Conferência Regional de Itaquera possibilitou a construção de uma identidade educacional local promovendo o encontro de muitas vozes que trocaram idéias, debateram propostas e experiências educacionais promovendo a participação democrática e o levantamento de questões que poderão contribuir para a fomentação de políticas públicas educacionais não apenas no nível local, mas também nacional.”

(Zilda Borges da Silva – Observatório de Políticas Públicas e Centro de Memória da Zona Leste)


Em meio às festividades das festas juninas deste último sábado dia 29 de junho realizado no CEU Aricanduva, um grupo de pessoas compostas por pais, alunos, professores, gestores e lideranças elegeu seus representantes que comporão a pré conferencia municipal com o objetivo final apresentar propostas para o Plano Nacional de Educação. Este importante evento para o meio da educação foi organizado pela Diretoria Regional da Educação do Itaquera com a realização de várias reuniões itinerantes para discutir melhorias do programa de educação. O público participante dessas discussões demonstra cada vez mais a necessidade de a comunidade estar junto no entendimento de seus direitos, deveres e responsabilidades. A legião de educadores da Zona Leste deu mais uma vez demonstração de sua devoção na espinhosa arte de educar. Parabéns pelo sucesso do evento.
Antonio Gomes dos Santos – do FÓRUM PARA O DESENVOLVIMENTO DA ZONA LESTE




O Movimento Nossa Itaquera agradece à essa Diretoria de Educação a oportunidade de participar da Conferência Regional de Educação, ocorrida dia 29 de junho do corrente ano. Acreditamos que o entrelaçamento dos movimentos sociais com as Instituições Públicas fortalece a democracia  de nosso país e beneficia toda a sociedade. Apenas no debate e nas trocas de experiências é que a sociedade pode evoluir. Por acreditarmos que a Educação é uma das ferramentas mais poderosas e necessárias para a evolução e o desenvolvimento do ser humano e da nação, fazemos questão de participar e deixar nossa  contribuição,  enquanto sociedade civil organizada.
 Merci  Rodrigues  Medeiros (Coordenação do Movimento Nossa Itaquera)

A Conferência não é um ponto de chegada, é dobradiça. Seu valor está na capacidade de abrir e movimentar portas. Porta fechada não precisa desse dispositivo. Creio que a Conferência de Itaquera conseguiu exercer esse papel. Para nós de Itaquera a Conferência não começou ontem e também não termina aqui. E não é só porque ela é etapa preparatória das Conferências municipal, estadual e nacional. Estamos convencidos que esse processo é apenas o começo de esforços que ganharão força com o Fórum Permanente de Educação proposto por nosso diretor e aclamado entusiasticamente pelo plenário. Essa sintonia e desejo de organização coletiva só se deu porque estamos a um bom tempo construindo esse processo nas escolas, junto a representantes de diversos segmentos que lutam pela melhoria da qualidade da educação em nossa cidade e região. Junto com a comunidade para além dos muros da escola,  com pais, funcionários, alunos, professores e representantes de entidades sindicais semeamos um modo novo de incluir a todos na discussão dos problemas e soluções para educação brasileira. Não basta ter idéias novas, é preciso articular o poder popular capaz de traduzi-las em mudança de fato. Nesse sentido a porta está aberta; pode entrar que a casa da educação é nossa!
(Valter Luiz Lara – DRE-IQ)


Meu nome é Mariangela G. Zamprogna sou avó do aluno Caio Augusto Zamprogna que está matrículado na EMEI Prof.ª Olandya Peres Ribeiro
Gostaria de parabenizar a DRE de Itaquera, na sua pessoa, pelo maravilhoso evento do sábado, no CÉU aricanduva.
Foi uma tarde muito boa, onde pudemos, além de colaborar para melhoria da  educação de nossos filhos, tivemos contato com segmentos de outras escolas, onde pudemos trocar experiências e fazer novos amigos!
MARAVILHOSAS as apresentações culturais. A EMEI Olandya está de parabéns! A parte da alimentação estava deliciosa...
Aproveito para dizer o quanto esta EMEI é importante na vida do meu neto! Sou professora e nunca, em nenhuma escola, pude ver um comprometimento tão forte quanto desta! Quase todos os funcionários estavam presentes e vestindo a camisa da escola!  Inclusive os pais e o pessoal da terceirizada.
É um orgulho pra mim ter participado deste evento e ter saído representante do segmento de pais para o Fórum Municipal. Agradeço a equipe gestora  da EMEI por ter me convidado e me proporcionado essa oportunidade de representar essa EMEI que eu adoro.
Abaixo envio o blog  para que conheça um pouco mais sobre essa EMEI:
        olandyacidadania.blogspot.
Facebook:EMEI OLANDYA PERES RIBEIRO


"Participei da Conferência Regional de Educação 2013, no sábado dia 29.07.13, no CEU Aricanduva, e pude perceber a disponibilidade dos participantes em estarem ativos para uma causa tão nobre, que é a Qualidade da Educação na Cidade de São Paulo.
Gostei bastante das apresentações culturais no início do evento, as meninas do balé estavam perfeitas e lindas! Admiro a Ester pela sua dança: ela estava muito concentrada e focada para dançar lindamente!
As professoras da dança estavam maravilhosos e deram um "show" no palco, demonstrando que os talentos permanecem conosco e com o tempo se aperfeiçoam."


         A Profª. Elizaneti estava perfeita em sua atuação, parabéns à sua coragem e dedicação.
         A mesa de lanche estava maravilhosa com as pétalas de rosas, demonstrando o quanto a educação deve ser delicada e ao mesmo tempo forte em seus conceitos e atuações. Além do lanche que estava muito gostoso e especial. Me senti muito acolhida pela nossa equipe do Olandya, pois todos estavam de parabéns..Em geral, foi tudo muito bom e bonito...
         Estamos de parabéns a parte que nos foi incumbida.
  (Maria das Graças B.de Oliveira da EMEI Olandya Peres Ribeiro/DRE IQ)

“As apresentações culturais  desenvolvidas pela EMEI Olandya foram excelentes, nossas meninas do balé  com  a  professora Danielle   deram  um show, demostraram a importância de continuarmos  com as oficinas, se sentiram importantes e felizes ao se apresentarem. 
            As professoras da rede nos trouxe um pouquinho da cultura de outro país através da dança.
            A professora  Elizaneti deu  um  show de interpretação  com  a Vovó do Carmo, transmitindo uma linda mensagem, principalmente  aos  participantes  do  CONAE 2013, " pensamentos positivos frente as novas e importantes mudanças na Educação Brasileira."
            A mesa  do  lanche com  uma  bela decoração do "TSURU" e pétalas e rosas vermelhas, relembravam as palavras da Vovó do Carmo, maravilhoso.
            Houve uma grande participação da comunidade, percebidas nos agrupamentos dos segmentos.”    

(Marisa C. Nunes da EMEI Olandya Peres Ribeiro/DRE IQ)


“Estava tudo maravilhoso, começando pela recepção, as meninas muito simpáticas, as crianças do balé estavam lindas, a apresentação do meu filho com a vovó do Carmo foi muito boa, o debate: colocamos bem as propostas em ordem e o café estava muito gostoso.”

(Cristiane C. Vicente Mãe de Aluno da EMEI Olandya Peres Ribeiro/DRE IQ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário