Cicero do Crato e Pedro Munhoz no violâo. No canto direito, Lígia e sua pequenina.
"VELHOS AMIGOS" NAS FRONTEIRAS DA ZONA LESTE
Ainda está acontecendo a festa da Associação "Olga Benário". Nesta noite de domingo, dia 24 de Março, ativistas desta Associação sediada no Bairro XV de Novembro, em Itaquera, mas quase em Guaianases, estão fazendo uma saborosa confraternização na casa de uma de suas fundadoras, a Lígia, que reside neste último bairro.
Cícero do Crato, cantor de "Velhos Amigos"
Cícero do Crato, cantor de "Velhos Amigos"
E é nesta região de fronteira entre estes bairros extremos da Zona Leste, Itaquera e Guaianases, que os militantes desta associação popular atuam fazendo justiça ao nome que carregam da revolucionária alemã (mas também brasileira, russa, etc, pois Olga fazia parte da esquerda internacionalista).
Nesta Festa de espírito internacional, em nossa periferia paulistana, o tempero nacional esteve representado na cantoria de artistas de outros extremos de nosso país: do Sul, o músico Pedro Munhoz e do Nordeste o cantor Cícero do Crato. E foi do Cícero do Crato que ouvimos a bela canção "Velhos Amigos". Uma música militante, mas também uma música que expressa nossa camaradagem sertaneja.
OS VELHOS AMIGOS DO MOVIMENTO DE SAÚDE
Marcos Cunha, Célia, Guilherme, Antonio Gomes, Pe. Rosalvino e Sec. José Filippi
Bem oportuna esta canção num final de semana como o que vivemos neste pedaço da Zona Leste. Este sábado foi de encontros de "velhos amigos". Em São Miguel e em Itaquera, foram horas, de manhã e de tarde, em que antigos amigos que militam no Movimento de Saúde puderam se encontrar. Numa atividade organizada pela Secretaria Municipal de Educação, com a presença do Secretário José de Filipi, no auditório da Obra Social Dom Bosco, dezenas de militantes do movimento comunitário e popular puderam trazer suas demandas.
Recebidos pelo anfitrião, Padre Rosalvino, os novos Coordenadores da Saúde da Zona Leste puderam falar de seus projetos. Entre eles o conhecido Marcos Cunha, que passa a responder por Itaquera. Também participou do Encontro a técnica Teresa Cristina, representando o Conselho Municipal de Saúde. Na mesa, falaram o sub-prefeito de Itaquera, engenheiro Guilherme, o Secretário José de Filipi, a chefe de Gabinete da Subprefeitura de São Mateus, Vanilda Assunção e outras autoridades.
Mas era no plenário que podia ser identificada a nata de nossa mais combativa militância, nas pessoas da Luzia, Dona Juscelita, Dona Socorro, Wilson, Paulo, etc, etc. Ainda marcou presença as companheiras Maria Sebastiana e Estefânia, da APS Santa Marcelina.
Maria Sebastiana e Estefânia
Maria Sebastiana e Estefânia