Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste

Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste
Ativistas do Nossa Itaquera

domingo, 24 de março de 2013

"VELHOS AMIGOS" NAS FRONTEIRAS DA ZONA LESTE


    Cicero do Crato e Pedro Munhoz no violâo. No canto direito, Lígia e sua pequenina.
 
 
"VELHOS AMIGOS" NAS FRONTEIRAS DA ZONA LESTE
 
Ainda está acontecendo a festa da Associação "Olga Benário". Nesta noite de domingo, dia 24 de Março, ativistas desta Associação sediada no Bairro XV de Novembro, em Itaquera, mas quase em Guaianases, estão fazendo uma saborosa confraternização na casa de uma de suas fundadoras, a Lígia, que reside neste último bairro.

                                             Cícero do Crato, cantor de "Velhos Amigos"
 
E é nesta região de fronteira entre estes bairros extremos da Zona Leste, Itaquera e Guaianases, que os militantes desta associação popular atuam fazendo justiça ao nome que carregam da revolucionária alemã (mas também brasileira, russa, etc, pois Olga fazia parte da esquerda internacionalista).


 
Nesta Festa de espírito internacional, em nossa periferia paulistana, o tempero nacional esteve representado na cantoria de artistas de outros extremos de nosso país: do Sul, o músico Pedro Munhoz e do Nordeste o cantor Cícero do Crato. E foi do Cícero do Crato que ouvimos a bela canção "Velhos Amigos". Uma música militante, mas também uma música que expressa nossa camaradagem sertaneja.
 
OS VELHOS AMIGOS DO MOVIMENTO DE SAÚDE
 
 
                    Marcos Cunha, Célia, Guilherme, Antonio Gomes, Pe. Rosalvino e Sec. José Filippi
 
Bem oportuna esta canção num final de semana como o que vivemos neste pedaço da Zona Leste. Este sábado foi de encontros de "velhos amigos". Em São Miguel e em Itaquera, foram horas, de manhã e de tarde, em que antigos amigos que militam no Movimento de Saúde puderam se encontrar. Numa atividade organizada pela Secretaria Municipal de Educação, com a presença do Secretário José de Filipi, no auditório da Obra Social Dom Bosco, dezenas de militantes do movimento comunitário e popular puderam trazer suas demandas.

                                                             Vanilda, Creuza e Juscelita
 
Recebidos pelo anfitrião, Padre Rosalvino, os novos Coordenadores da Saúde da Zona Leste puderam falar de seus projetos. Entre eles o conhecido Marcos Cunha, que passa a responder por Itaquera. Também participou do Encontro a técnica Teresa Cristina, representando o Conselho Municipal de Saúde. Na mesa, falaram o sub-prefeito de Itaquera, engenheiro Guilherme, o Secretário José de Filipi, a chefe de Gabinete da Subprefeitura de São Mateus, Vanilda Assunção e outras autoridades.

        Nas pontas Wilson e Dona Luzia, com companheiros do Mov. de Saúde do Con. José Bonifácio
 
Mas era no plenário que podia ser identificada a nata de nossa mais combativa militância, nas pessoas da Luzia, Dona Juscelita, Dona Socorro, Wilson, Paulo, etc, etc. Ainda marcou presença as companheiras Maria Sebastiana e Estefânia, da APS Santa Marcelina.

                                                    Maria Sebastiana e Estefânia
                      
                            Zé Carlos, Chinito e Amauri Roldan com Subprefeita de Guaianases
 
Os itaquerenses da gema também estavam representados na figura da querida Madalena e dos históricos Amauri e Chinito. Não havia dúvida que era um encontro de amigos de Itaquera.

                          Madalena, portadora de documentos preciosos da história de Itaquera

COMUNIDADE DA PAZ DISCUTE PLANO ALTERNATIVO E PRIMEIRA VITÓRIA NA LUTA CONTRA A REMOÇÃO


                                 Sr. Pedro, morador, fala para o Povo da Comunidade da Paz

COMUNIDADE DA PAZ FAZ REUNIÃO PARA DISCUTIR A VITÓRIA CONTRA A REMOÇÃO MARCADA PARA ESTE MÊS DE ABRIL E O PLANO POPULAR ALTERNATIVO

               Vereadora Juliana Cardoso explica conquista da suspensão da reintegração que estava marcada para abril

Neste dia 24 de março (domingo), os moradores da Comunidade da Paz estiveram reunidos para fins de conhecer a versão final do Plano Popular Alternativo que será apresentado para a Comissão do GT de Moradia Adequada da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em 2 de Dezembro. Esta Comissão visitará a Vila da Paz neste início de abril e será recebida pelos representantes da Comunidade que apresentarão este Plano elaborado pelo Coletivo Comunidades Unidas da Zona Leste, Peabiru TCA e Instituto Polis, com apoio do Comitê Popular da Copa de São Paulo.

 
                      Padre Paulo Beserra e Vereadora Juliana Cardoso

Nesta reunião também estiveram presentes representantes de comunidades vizinhas, como a do Jd. Helian, através do companheiro Antonio Sergio, do Jardim da Glória, através da companheira Ediane e do Movimento Nossa Itaquera representado pelo Padre Paulo Beserra e pelos ativistas José Adriano, Lucas de Francesco, Vinicius Lima, Jorge Macedo, Monica Chaves e Marcio de Almeida.

 
       Acima, Padre Paulo, Lucas e Vinicius; Abaixo, Zezilo, Mônica, Marcio e Jorge, do Mov. Nossa Itaquera
Também participou a vereadora Juliana Cardoso, Presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores que informou sobre a reunião realizada na Secretaria Municipal de Habitação, na qual, junto com moradores da Comunidade, obteve o compromisso do Secretário de Habitação, José Floriano de Azevedo Marques, de suspender a reintegração de posse que estava marcada para acontecer no dia 24 de abril.
 
 
Também informou que será feito o cadastramento das famílias para fins de futura acomodação,  daquelas que poderão ser removidas, para uma área localizada na Avenida Itaquera, através do Programa Minha Casa, Minha Vida

domingo, 17 de março de 2013

COMUNIDADES UNIDAS PROMOVE PANFLETAGEM NA VILA DA PAZ EM ITAQUERA





“COMUNIDADES UNIDAS” PROMOVE MUTIRÃO DE PANFLETAGEM NA VILA DA PAZ EM ITAQUERA

 

Neste sábado, dia 16 de Março, militantes do coletivo “Comunidades Unidas da Zona Leste” realizaram mutirão de panfletagem na Comunidade da Paz, colaborando na divulgação da reunião que acontecerá no dia 24 de março, às 14 horas, para apresentação dos Projetos Alternativos elaborados pelo grupo de arquitetos do Peabiru que visam garantir a preservação dos direitos de moradia às pessoas que atualmente residem nesta comunidade ameaçada de remoção.



Neste dia 24 de março também será discutida a vinda de representantes do Grupo de Trabalho de Moradia Adequada da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, marcada para acontecer no dia 2 de abril.

 


Estas agendas são muito importantes tendo em vista o conhecimento de que já está marcado para o dia 26 de abril o cumprimento do mandato de reintegração de posse, sendo que até o momento sequer foi obtida uma audiência, já solicitada inúmeras vezes, com a Secretaria Municipal de Habitação.

 


Além da mobilização do coletivo “Comunidades Unidas da Zona Leste”, outras organizações locais e da cidade estão se articulando em solidariedade aos moradores. A próxima reunião do Movimento Nossa Itaquera que acontecerá no dia 20 de março, quarta-feira, às 17 horas, no CIFA – Rua Flores do Piauí, 170, também tratará desta questão urgente.


 

 

domingo, 3 de março de 2013

ITAQUERA RECEBE LEONARDO BOFF EM ENCONTRO ORGANIZADO PELO MOVIMENTO "IGREJA POVO DE DEUS EM MOVIMENTO"




ITAQUERA RECEBE LEONARDO BOFF EM ENCONTRO ORGANIZADO PELO MOVIMENTO “IGREJA, POVO DE DEUS EM MOVIMENTO”


Neste dia 2 de Março, centenas de pessoas lotaram a Igreja Nossa Senhora da Paz, na Avenida Maria Luiza Americano, em Itaquera, para ouvir palestras do pensador Leonardo Boff. Organizado pelo Movimento “Igreja Povo de Deus em Movimento”, o encontro teve forte apoio dos Padres Dimas Martins Carvalho,  Paulo  Sérgio Bezerra e do Padre Ticão, entre outros.

      Na foto acima, Padre Ticão e Padre Rosalvino e Doutora Laurisse. Na foto abaixo, o Deputado Estadual Adriano Diogo

Com a presença de figuras atuantes na região, como o Padre Rosalvino, a vereadora Juliana Cardoso e o Deputado Estadual Adriano Diogo, a organização principal do encontro coube aos jovens da Pastoral da Juventude e “Juventude do Carmo”. Esta presença forte da juventude foi marcada nas falas de Eduardo Brasileira e atuação, no apoio, de colaboradores como Lucas de Francesco e Vinicius Lima, por exemplo.


Na foto acima a vereadora Juliana Cardoso e Vanilda, Chefe de Gabinete da Sub-prefeitura de São Mateus. Na foto abaixo, Vinicius Lima e Lucas de Francesco, na organização do Encontro.

Do Movimento Nossa Itaquera, estavam presentes o Jorge Macedo, a Merci Medeiros, o Serginho Lima, o José Adriano e o Marcio Almeida.

                                  Fabio Rodrigues e Jorge Macedo
   Padre Paulo Sérgio Bezerra faz anotações sobre fala de Leonardo Boff

Tinha, portanto, muita gente e todos estavam lá para ouvir e dialogar com Leonardo Boff que discorreu sobre a crise da Igreja,   mas avaliou que esta faz parte de um fenômeno maior, que chamou de “Crise da Humanidade”. Falou ainda sobre os riscos que ameaçam a humanidade e o planeta. Sobre a “Carta da Terra” e as “Quatro Ecologias”. Citou Eric Hobsbawn que finalizou sua obra “Era dos Extremos” alertando que a humanidade, se não mudar, fracassará. Ou mudamos, ou morremos. Citou ainda Evo Morales para quem, a saída para a humanidade estaria na destruição do Capitalismo. Falou sobre o impacto desta afirmação feita por Evo Morales, representando os indígenas da América do Sul, em reunião na Assembléia Geral da ONU.

                           Eduardo Brasileiro fala aos presentes no Encontro

Boff falou bastante sobre a importância da Terra e do seu reconhecimento como um super-organismo vivo, Gaia, a Mãe Terra. Falou ainda dos Princípios da Responsabilidade Universal, do Cuidado, da Solidariedade e da Visão Espiritual. Discorreu também sobre as virtudes de Hospitalidade, da Convivência da Diversidade e da Comensalidade, ou Comunhão que representa bem a experiência compartilhada por aquelas centenas de pessoas presentes neste encontro.

 

DIRETORES REGIONAIS DE EDUCAÇÃO DA ZONA LESTE FAZEM REUNIÃO PARA COMBINAR AÇÕES INTEGRADAS




                 Lurdinha, Diretora de São Mateus, Élio, Diretor da Penha e Manoel Romão, da DRE de São Miguel Paulista
DIRETORES REGIONAIS DE EDUCAÇÃO DA ZONA LESTE FAZEM REUNIÃO PARA COMBINAR AÇÕES INTEGRADAS

No dia 1 de Março, sexta-feira, os Diretores das cinco DREs (Diretorias Regionais de Educação), da Secretaria Municipal de Educação, que estão situadas na Zona Leste de  São Paulo, estiveram reunidos, na DRE Penha, para combinar ações integradas.

              Edson (Magrão) Diretor da DRE de Guaianases, Luana (da Casa dos Meninos) e, ao fundo, José Luis (Cometa), da Fundação Tide Setúbal

Esta reunião contou com a presença do Diretor da DRE Penha, Élio Araujo; da DRE de São Miguel Paulista, Manoel Romão; de Guaianases, Edson Amario, de São Mateus, Lourdes de Fátima Paschoaletto: e de Itaquera, Valter de Almeida Costa.

          Fátima Rodrigues, do Instituto Lidas, apresenta trabalho desenvolvido em escolas de S.P.

Este último Diretor, após as boas vindas do Professor Élio, anfitrião, fez a apresentação do Projeto Zona Leste Cidadã que objetiva promover o maior conhecimento, pelos alunos e professores de nossas escolas, da realidade de nossa região. Foi apresentado o histórico da iniciativa que, desde 2005, principalmente, articula Universidades e Escolas da Rede Básica, na produção de conhecimentos sobre a realidade local.



Houve concordância geral sobre a oportunidade da integração das DREs nestas e outras ações, sendo destacada pela Diretora Regional Lourdes a importância de incluir, nas atividades planejadas, as artísticas (música, teatro, dança, etc) dos alunos e educadores das diversas DREs.



Sobre estas atividades culturais, falou também o Edson (Magrão), Diretor Regional de Guaianases que relatou sobre a forte agitação que marca aquele pedaço da Zona Leste, com seus vários coletivos e fóruns (o pessoal do Cine Campinho e Arte Maloqueira, entre outros, também lembrados pelo Diretor de Itaquera, que tinha anteriormente comentado a contribuição de grupos como o Dolores Boca Aberta, Parlendas e Pombas Urbanas na produção cultural que está articulada com as lutas dos movimentos populares da região).

Todas estas propostas e relatos de atividades em desenvolvimento foram consideradas como possíveis de serem articuladas, com alguns dos Programas que estão sendo discutidos pela Secretaria Municipal de Educação, tais como o Programa Mais Educação (Escola de Tempo Integral) e o Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência).

Numa outra frente de atuação, foi relatado o trabalho já iniciado, na DRE de São Miguel Paulista, em informe dado pelo  Diretor Manoel Romão, por instituições de pesquisas como a Ação Educativa, o Instituto Paulo Montenegro e o CENPEC em sua região.

Sobre as possibilidades de melhor subsidiar as escolas com tecnologias de pesquisa sobre o território, foi feita uma exposição pela Fátima Rodrigues, do Instituto Lidas, responsável pela criação do Diagnóstico da Situação das Crianças e Adolescentes no Município de São Paulo. Seu relato foi comentado pelo educador José Luiz Adeve, o “Cometa”, da Fundação Tide Setúbal e por educadores de Unidades Educacionais ligadas à Congregação dos Irmãos Maristas, também presentes. Estas instituições participaram do Encontro em função da experiência que já possuem na ação articulada com o Poder Público, nas áreas de maior vulnerabilidade do município de São Paulo. Foi uma rica troca de idéias. Uma próxima reunião foi marcada para o dia 19 de abril.

PROFESSORES DA UNIFESP E GRUPO PRÓ OBSERVATÓRIO DE MEMÓRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DA ZONA LESTE VISITAM ANTIGA FÁBRICA GAZARRA EM ITAQUERA



             Professores da Unifesp vistoriando prédio da antga Fábrica Gazarra, em Itaquera

PROFESSORES DA UNIFESP E GRUPO PRÓ OBSERVATÓRIO DE MEMÓRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DA ZONA LESTE VISITAM TERRENO DA FÁBRICA GAZARRA EM ITAQUERA


No dia 27 de Fevereiro, uma Equipe composta por professores que integram a nova Reitoria da UNIFESP esteve visitando o terreno da antiga fábrica Gazarra, na Avenida Jacu-Pêssego, em Itaquera, vistoriando os prédios existentes que estão sendo indicados para sediar uma Unidade desta instituição na região.

Perto da escada, Professoras da UNIFESP em vistoria. Em primeiro plano, Valter Almeida, Luis França e Jorge Macedo do Movimento pela UNIFESP na Zona Leste e GT do Observatório.

A vistoria também foi acompanhada por representantes da Sub-prefeitura de Itaquera e por integrantes do Grupo Pró-Observatório de Políticas Públicas da Zona Leste, Jorge Macedo e os irmãos Marcio e Valter de Almeida (que está respondendo pela Diretoria Regional de Educação de Itaquera). A visita ainda foi acompanhada por Luis França, que integra junto com os demais mencionados a Coordenação do Movimento pela UNIFESP na Zona Leste.

                                    Marcio, Luís e Jorge do Movimento pela UNIFESP -Z.L.

Após vistoriar o terreno e os prédios, a equipe da UNIFESP e os integrantes do GT do Observatório foram para a reunião deste grupo que aconteceu no Salão da Paróquia São Francisco de Assis, em Ermelino Matarazzo, onde foi definida a pauta que deve ser discutida em próximo encontro com as pró-reitorias de extensão e graduação da UNIFESP. Para isto foi iniciada a conversação com as professoras Maria Angélica (Pró-Reitoria de Graduação) e Florianita (Pró-Reitoria de Extensão).

        Vista lateral do prédio com salas que podem ser desinadas ao Observatório de Políticas Públicas da UNIFESP na Zona Leste

Na reunião do GT foi reforçada a proposta de encaminhar, com urgência, a formalização da Comissão que criará e coordenará, pela UNIFESP (em parceria com as organizações populares proponentes) o Observatório que tem sua “posse”, simbólica, indicada para acontecer no Dia 1 de Maio, data que lembra a luta internacional dos trabalhadores. A indicação desta data representa a concepção que os movimentos sociais locais querem dar para esta Unidade da UNIFESP na Zona Leste, uma Universidade que tenha as marcas deste território e que contemple a memória e a atualidade das lutas populares, comunitárias e classistas que são patrimônios de nossos Movimentos Sociais.

PROJETO "JOVENS TRANSFORMANDO A REALIDADE" REINICIA ATIVIDADES NA UNICASTELO COM OFICINA DE GRAFITTE





PROJETO “JOVENS TRANSFORMANDO A REALIDADE” REINICIA ATIVIDADES NA UNICASTELO COM OFICINA DE GRAFITTE

 
No dia 23 de Fevereiro foram retomados os trabalhos do Projeto Jovens Transformando a Realidade, uma parceria entre a UNICASTELO e a UNISOL que objetiva promover a integração de jovens de comunidades da Zona Leste através do desenvolvimento de ações sociais e culturais que também estimulem o maior conhecimento sobre a realidade de nossa região.

 



Este estudo sobre a realidade local, que deve ter a orientação de professores da UNICASTELO  e das escolas de origem destes alunos, subsidiará a produção de peças artísticas (nas linguagens do cinema, música, dança, artes plásticas, etc).

 


Para iniciar os jovens nestas linguagens estão ocorrendo as Oficinas na Unicastelo. A primeira Oficina foi a de Cinema, ministrada pelo Professor Jean. Neste último encontro teve início a Oficina de Grafitte que foi ministrada por alunos do Curso de Artes da UNICASTELO.