Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste

Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste
Ativistas do Nossa Itaquera

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

TEATRALIZAÇÃO DO "ATO MÉDICO" COM GRUPO "PAGU PRA VER" INICIA CONGRESSO DE PSICOLOGIA NA UNICASTELO



       Atriz Patrícia Farina na Abertura do Congresso


TEATRALIZAÇÃO DO “ATO MÉDICO” COM GRUPO “PAGÚ PRA VER” INICIA CONGRESSO DE PSICOLOGIA NA UNICASTELO


Nesta quarta-feira, dia 28 de Agosto, teve início o VIII Congresso Interno do Curso de Psicologia da Unicastelo. A programação que prosseguirá nos dias 29 e 30, foi aberta com a fala da Professora Doutora Jamili Rasoul Salem de Souza que apresentou a Programação do dia e deu abertura com uma interessante atividade cultural, a Teatralização do “Ato Médico”, com coletivo Teatro-Fórum “Pagú pra Ver”.

            Professora Dra. Jamili Rasoul Salem de Souza iniciando os trabalhos 

Não contando com o Diretor do Grupo, Armindo Pinto, neste dia, este grupo que trabalha usando as técnicas do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal (1931-2009), foi apresentado pela atriz Patrícia Farina.

A peça do “Pagú pra Ver” mostrou situações envolvendo os diversos trabalhadores da área da Saúde, contrapondo de forma divertida, e bastante crítica, a figura do médico com a dos “outros” que prestam serviço nas Unidades de Saúde (enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos). A peça trouxe, portanto, uma discussão bastante oportuna neste momento da polêmica que envolve a reação de médicos brasileiros contra a vinda de profissionais estrangeiros para trabalhar no País.

                         Todo elenco do "Pagú pra Ver" em cena

Neste elenco composto também por Glaucia Mille, Igor Bollogna, Ana Moreira, Karen Izitocadi, Iara Dominichelli e Emília Lieberg, os personagens dos “outros” em relação aos médicos foram representados em situações que evidenciam as diferenças no grau de valorização entre as categorias desta área. Diferença observada desde o tratamento  dado para estes profissionais no processo seletivo das empresas, até na forma como são tratados pelos próprios pacientes.

Foi um ótimo começo para este Congresso de Psicologia que se estenderá por mais dois dias, com várias palestras, debates e apresentação de trabalhos dos alunos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário