Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste

Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste
Ativistas do Nossa Itaquera

sexta-feira, 29 de junho de 2012

MOVIMENTOS DA ZONA LESTE LUTAM PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA

                     Padre Ticão, Marcio Costa e Jorge Macedo na Audiência com Secretário da Educação

MOVIMENTOS SOCIAIS DE EDUCAÇÃO DA ZONA LESTE DISCUTEM PROBLEMAS DA REGIÃO COM O SECRETÁRIO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO



Neste dia 28 de junho, quinta-feira, uma comitiva composta por cerca de 50 pessoas, integrantes de Movimentos Sociais de Educação, da Zona Leste, estiveram em audiência na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, onde foram recebidas pelo Secretário Herman Jacobus Cornelis Voorwald. Coordenando o grupo de dirigentes comunitários e educadores, o Padre Tição organizou a entrega de 15 demandas que tinham sido anteriormente elaboradas por cada entidade envolvida.

 Uma destas entidades que fez a entrega de proposta  foi o Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste, cujo Grupo de Educação estava representado por Jorge Macedo e pelo Professor Marcio de Almeida Costa, também integrantes do Movimento Nossa Itaquera. O documento entregue por ambos ao Secretário continha uma Proposta Curricular Comunitária na qual é sugerido o estímulo para que as escolas da Zona Leste estudem sobre os problemas e potencialidades da região. É proposto, portanto, o estudo da realidade local como forma de complementar e enriquecer o currículo que possui uma base comum unificada. Sem o comprometimento desta base comum, o que foi apresentado na proposta feita por educadores do FDZL e Movimento Nossa Itaquera é uma maior atenção das escolas, através de seus professores e alunos, às realidades dos territórios em que  estas escolas estão instaladas, os problemas enfrentados por seus moradores e os projetos existentes para a melhoria na qualidade de vida dos alunos e seus familiares.



Nesta reunião também foi dada uma devolutiva, pela Secretaria, de demandas que tinham sido entregues pelo movimento em reunião anterior, realizada no dia \17 de maio, que tinha pautado mais questões ligadas à infraestrutura. Já nesta nova reunião a maior parte das questões e sugestões trazidas pelos movimentos estava relacionada à qualidade do Ensino  nas escolas da região. Respondendo, por exemplo, à queixa da falta de professores, o Secretário Herman informou sobre a chamada de 14 mil professores novos que passaram em concurso e da abertura de outro concurso para PEB II ainda neste ano. Dando prosseguimento à reunião, o subsecretário Adjunto, professor João Cardoso Palma Filho tratou da questão dos professores eventuais e do estudo de propostas para a melhoria das condições de trabalho destes professores.

Para o acompanhamento das novas demandas apresentadas foram já marcadas as próximas reuniões que acontecerão no dia 28 de agosto, na Igreja São Francisco de Assis, do Padre Tição, em Ermelino Matarazzo e no dia 17 de outubro, que deverá contar com a presença do secretário. Vamos acompanhar.






sábado, 23 de junho de 2012

INSTITUIÇÕES COM ATUAÇÃO NA ZONA LESTE DISCUTEM PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL

                         Representantes do SESC Itaquera, USP Leste, FDZL e Nossa Itaquera

INSTITUIÇÕES COM ATUAÇÃO NA ZONA LESTE DISCUTEM PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL

Na tarde do dia 21 de junho ocorreu importante encontro entre instituições da Zona Leste que  visam a melhor articulação de esforços para a promoção do Desenvolvimento Local.

A reunião aconteceu no SESC Itaquera, dela participando a Gerente da Unidade, Érika Mourão T. Dutra, acompanhada dos técnicos ligados à área de Comunicação Rodger dos Santos e Nádya Librelon e Programação, Virgínia B. Chiaravalotti e Lilian R. Oliveira.

Pelo Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste, participaram o Presidente Antonio Gomes e o Diretor de Educação, Valter de Almeida Costa que também integra a Coordenação do Movimento Nossa Itaquera, ainda representado, no encontro, pelo produtor cultural Antonio Primus, da Revista “Bom Dia, Itaquera”.

                   Antonio Gomes, Presidente do FDZL e Érika Mourão, Gerente do SESC Itaquera

Pela USP Leste, participou o Prof. Dr. Reinaldo Pacheco, do Curso de Lazer e Turismo.  Nesta reunião foi definida a continuidade do Projeto Articulação Leste, uma iniciativa do SESC que conta com o apoio das organizações locais.

A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE A REGIÃO

Nesta reunião também foi defendida, tanto pelo Professor Reinaldo Pacheco, da USP Leste, como pelo Professor Valter de Almeida, do FDZL, a ênfase no estímulo para a maior produção de conhecimentos sobre a região da Zona Leste. O Professor Reinaldo, neste sentido, defendeu a maior interação  com as demandas e movimentos locais, de modo que o Campus da Universidade não esteja dentro de uma “redoma de vidro”.

BOA NOTÍCIA: DOUTORADO SOBRE SUSTENTABILIDADE

Foi dada ainda uma importante notícia: será criado um Doutorado, na EACH, na área de Sustentabilidade, o primeiro deste gênero no Brasil. O produtor cultural, Antonio Primus, por sua vez, solicitou apoio para o Movimento S.O.S. Memória que está organizando uma “Ocupação Cultural”, da antiga Casa da Estação.

                          Gomes, Presidente e Prof. Valter, Diretor de Educação do FDZL

Na discussão sobre o formato dos próximos encontros do Projeto Articulação Leste, o de Esporte e o de Cultura, que deverão ocorrer no segundo semestre, foi defendida, pelos representantes do Fórum e do Nossa Itaquera, a proposta de que estes encontros fossem preparados mediante a visitação dos espaços de lazer e cultura da região, e contato com os gestores destes espaços para o  envolvimento destes atores na organização dos próximos fóruns. Esta visitação também serviria para a montagem de um “catálogo” destes espaços e referências que, por sua vez, constituiria também um esboço do painel, ou mapa, que pode ser exibido nos encontros que estão programados.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

MOVIMENTO NOSSA ITAQUERA DEFINE ESTRATÉGIAS PARA PRÓXIMO SEMESTRE


COORDENAÇÃO DO MOVIMENTO NOSSA ITAQUERA DISCUTE PRÓXIMAS AÇÕES


Coordenação do Mov. Nossa Itaquera em foto tirada por Marcio de Almeida Costa

Em reunião realizada na noite desta quarta-feira, dia 20 de junho, a Coordenação do Movimento Nossa Itaquera, esteve reunida no CIFA. Mesmo sendo uma noite fria e chuvosa, minutos antes da partida entre os times do Santos e Corinthians, com resultado já conhecido e devidamente comemorado, parte da Coordenação do Movimento, após avaliar as últimas participações de seus integrantes nas atividades recentes ligadas, principalmente aos Movimentos de Moradia e Educação, traçou os próximos rumos, destacando a importância de melhorar a comunicação interna e externa do grupo.
No tópico da avaliação, foi considerado extremamente positivo o resultado do Seminário realizado no último sábado, no CEU Aricanduva, que tratou do tema da "Educação e Produção de Conhecimento". Foi avaliado como muito promissora a possibilidade de parceria entre o Movimento Nossa Itaquera, o Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste, a UNIFESP, as Diretorias de Ensino e o Instituto Lidas, para fins de estimular pesquisas sobre a Zona Leste de São Paulo.
Ainda no tema da Educação, foi frisada a importância de manter a articulação da agenda do Nossa Itaquera com a dos outros movimentos que integram o Nossa Zona Leste, e em especial, o da Luta pela UNIFESP, sendo lembrada a necessidade de reforçar a mobilização para o Encontro do dia 8 de julho, na Festa das Nações, que acontecerá na Avenida Paranaguá, centro de Ermelino Matarazzo. Neste Encontro será novamente cobrada do prefeito de São Paulo, a prometida compra do terreno da Gazarra, na Avenida Jacu-Pêssego, para a instalação da UNIFESP na Zona Leste.
Em relação à luta contra a remoção das comunidades de Itaquera, foi lembrado que neste dia 20 de junho, estava completando um mês desde que a Eletropaulo, escoltada com viaturas da Polícia Militar, tinha efetuado o corte da energia elétrica da Comunidade da Paz. Vale lembrar que esta Comunidade, desde 1997, luta pela regularização da energia em seu bairro. Os moradores não querem viver na irregularidade. Solicitam a regularização pela Eletropaulo. Foram dados os informes da articulação que está sendo feita junto à Defensoria e Ministério Público de São Paulo, para fins de conseguir que a Prefeitura autorize a instalação da rede, pela Eletropaulo, na Comunidade da Paz.
Por fim foi discutido um Plano de Comunicação para fortalecimento da rede de blogs e sites sobre a Zona Leste e deliberou-se pelo apoio às iniciativas de comunicação comunitária, tanto da rádio, como da TV, sendo elogiado o trabalho desenvolvido pela RC Itaquera.

domingo, 17 de junho de 2012

O SEMINÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS NA ZONA LESTE E SEUS RESULTADOS


 
ALGUNS RESULTADOS DO SEMINÁRIO "A EDUCAÇÃO E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: ZONA LESTE - CONHECER PARA TRANSFORMAR


O  Seminário "Educação e a Produção de Conhecimentos", realizado neste sábado, dia 16 de junho, no CEU Aricanduva, reuniu dezenas de educadores e ativistas sociais da Zona Leste para tratar do tema da pesquisa e luta pela melhoria da qualidade de vida de sua população. Organizado pelo Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste, Movimento Nossa Itaquera, UNIFESP e Diretorias Regionais de Educação (Lestes 1, 2 e 3) este Seminário teve o formato de uma mesa redonda com a participação do redator destas linhas, representando o Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste e Movimento Nossa Itaquera; do Professor Marcos Cézar de Freitas, da UNIFESP; dos Professores José Lopes M. Filho e Walter de Silva Olivera, da Leste 3; e da Fátima Rodrigues, do Instituto Lidas.

De início, este representante do Fórum fez uma exposição do histórico da constituição e desenvolvimento do Projeto Zona Leste Cidadã, descrevendo sua  Fase 1, marcada pelas iniciativas realizadas junto à EACH (USP Leste), entre 2005 e 2008, que resultou neste último ano, na realização de Curso de Formação Cidadã, para cerca de 180 educadores, em parceria com a Coordenação do Curso de Gestão de Políticas Públicas da USP Leste; e sua  Fase 2, iniciada em 2009, em que a proposta da Constituição de um Observatório de Políticas Públicas, na UNIFESP que deverá ser instalada na Av. Jacu-Pêssego, em Itaquera, resultou no início de uma parceria com esta Universidade. Como primeira ação desta parceria está sendo realizado o Curso Escola que Protege. Foi informado ainda que o projeto tem o propósito de até, pelo menos, 2014, estimular a produção de conhecimentos sobre a Zona Leste de São Paulo. Promover e divulgar pesquisas sobre a região. Pesquisas tanto originadas do Ensino Superior como também de unidades da Educação Básica.

Na sequência, foi apresentado pelo professor José Lopes M. Filho o Projeto de Cinema desenvolvido pela Leste 3 que promove, desde 2010, festivais de curtas com os alunos da rede estadual. Foram apresentados os trabalhos vencedores nos anos anteriores. A qualidade dos trabalhos realizados pelos alunos emocionou a todos. Também foi apresentada, pelo professor Walter da Silva Oliveira, a proposta de Festival Literário que  tratará do tema da Zona Leste.
 

Outra participação importante foi da representante do Instituto Lidas, Fátima Rodrigues, que falou do histórico desta instituição e demonstrou o trabalho que realiza desde o Diagnóstico da Situação da Criança e Adolescentes do Município de São Paulo até a Conferência Permanente que também visa a participação dos próprios jovens das comunidades no levantamento das informações sobre seus territórios.
Prestigiaram também o Seminário, o Lourival Nonato, militante histórico na luta pelos direitos das Crianças e Adolescentes, Merci Medeiros, Estefânia Veiga e Marcio Costa, do Movimento Nossa Itaquera; Antonio Gomes dos Santos, José de Mendonça Neto e José Gerry Conforto,  do Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste e Luana Bhering, da Casa dos Meninos e que também concorre para a eleição do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, que acontecerá no dia 9 de julho.

Por fim, o professor Marcos Cézar de Freitas deu informe sobre o prosseguimento do Projeto, no segundo semestre e estimulou a participação de todos neste próximo módulo, lembrando que o Curso Escola que Protege terá novo encontro no dia 7 de julho, no CEU Azul da Cor do Mar.

Como resultado das conversas realizadas entre os participantes da mesa, já está sendo articulada uma parceria para replicar a experiência do Instituto Lidas, em algumas regiões da Zona Leste. Esta possiblidade animou a todos.


terça-feira, 12 de junho de 2012

SEMINÁRIO: A EDUCAÇÃO E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS: ZONA LESTE DE SÃO PAULO - CONHECER PARA TRANSFORMAR

Amigos (as)

Convidamos todos (as) para este seminário que acontecerá no próximo sábado, dia 16 de junho,  no CEU Aricanduva.


SEMINÁRIO:



A EDUCAÇÃO E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS: 

ZONA LESTE DE SÃO PAULO – CONHECER PARA TRANSFORMAR



DIA 16 DE JUNHO (SÁBADO), ÀS 9h

LOCAL: CEU ARICANDUVA  - RUA OLGA FADEL ABARCA, 149


Mediador: Marcos Cezar de Freitas – Diretor da UNIFESP – Guarulhos

Expositores:

- José Lopes M. Filho e Walter de Silva Oliveira (LESTE 3 ) – Projetos de Cinema e Literatura;

- Fátima Rodrigues – Instituto Lidas  - Sistema de Diagnóstico da Situação das Crianças e Adolescentes do Município de São Paulo;

- Valter de Almeida Costa – Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste/Movimento Nossa Itaquera – Projeto Zona Leste Cidadã


ORGANIZAÇÃO
 

DRE DE ITAQUERA (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo)

LESTES 1, 2 e 3 (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo)

UNIFESP (Guarulhos)

Movimento Nossa Itaquera

Diretoria de Educação do Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste


sábado, 9 de junho de 2012

COMUNIDADES DE ITAQUERA MOBILIZADAS CONTRA A REMOÇÃO

AÇÕES NAS COMUNIDADES DE ITAQUERA ORGANIZAM POPULAÇÃO NA LUTA CONTRA A REMOÇÃO


Neste sábado, dia 9 de junho, a luta da população das comunidades de Itaquera, que estão sendo ameaçadas de remoção em virtude de obras previstas no contexto da próxima abertura da Copa de 2014, começou cedo. Na parte da manhã, militantes do coletivo "Comunidades Unidas da Zona Leste" percorreram a extensa Avenida Caetitu, na Cidade A E Carvalho, distribuindo o último boletim que informa sobre as informações obtidas junto à Defensoria Pública do Estado de São Paulo, segundo as quais, consta dos planos da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, a remoção total, até 2014, das Comunidades da Paz e Miguel Inácio Cury, para a conclusão das obras do Parque Linear Rio Verde. Os moradores conversaram com a militância que também aproveitou para avisar que será realizado nesta região, no final de julho, um grande Agito Cultural.

No horário da tarde foi a vez deste representante do "Comunidades Unidas " e do Movimento Nossa Itaquera, comparecer em outra atividade na Comunidade da Paz que estava reunida com o Defensor Público Douglas, do Núcleo de Habitação e Urbanismo, da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Nesta reunião, o Defensor Público Douglas ouviu dos moradores as recentes violências que estão sofrendo, desde o corte da energia elétrica pela Eletropaulo, até a proliferação de boatos e intimidações que tiram a tranquilidade das centenas de famílias que moram naquela área. Douglas tirou dúvidas dos moradores e forneceu informações importantes que poderão auxiliar a Comunidade na organização da defesa,  judicial e extrajudicial, de seus direitos. Foi um dia bem movimentado nestas comunidades.


ENTIDADES DE ITAQUERA E SÃO MIGUEL PAULISTA DISCUTEM ELEIÇÃO DO CMDCA



REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO GRUPO ARTICULADOR PARADA XV/VILA PROGRESSSO DA PLATAFORMA DOS CENTROS URBANOS DISCUTE PRÓXIMA ELEIÇÃO DO CMDCA.

No final da tarde do dia 8 de junho, sexta-feira, representantes de várias entidades que integram o Grupo Articulador Parada XV/Vila Progresso, estiveram reunidos  para fins de discutir estratégias para a a divulgação e participação dos moradores na próxima eleição do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, que acontecerá no dia 9 de Julho, no Anhembi. A importância da mobilização das entidades convidadas foi ressaltada pelos presentes (Professores ligados ao Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste e militantes que pertencem ao Movimento Nossa Itaquera, Associação Ética e Arte, Associação Esportiva Comunidade Progresso, entre outros), em virtude do curto prazo para a inscrição daqueles que poderão votar nesta eleição. Sómente poderão votar aqueles que fizerem sua inscrição, eletrônica, até o dia 12 de junho. A inscrição deve ser feita neste endereço: www3.prefeitura.sp.gov.br/eleicaocmdca  Não sendo possível fazer esta inscrição, pedimos que entrem em contato com as entidades participantes do processo. Temos pouco tempo.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

CURSO “ESCOLA QUE PROTEGE”: APONTAMENTOS DO ENCONTRO DE 2 DE JUNHO




Acima: Foto tirada pela professora Grazielle Nazario. Mesmo com celular, e pouca claridade, o registro dos ilustres participantes (na primeira fileira, Professora Abigail, da Unicastelo, Prof. Marcos Cézar de Freitas, da Unifesp e professora Merci Medeiros, do Movimento Nossa Itaquera).


CURSO “ESCOLA QUE PROTEGE”: APONTAMENTOS DO ENCONTRO DE 2 DE JUNHO

            No dia 2 de junho, no novo Encontro do Curso “Escola que Protege”, oferecido pela UNIFESP, em parceria com a DRE de Itaquera, Lestes 1, 2 e 3 e Movimento Nossa Itaquera/Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste, entre os conceitos trabalhados pelo Prof. Marcos Cezar de Freitas, ao discorrer sobre as violências relacionadas aos modos de tratamento, destacaram-se os de “alteridade” e “subalternidade”, sendo resgatados os sentidos destes conceitos desde os primeiros contatos dos europeus com os povos nativos da América.

            Também relacionado a este processo da conquista da América, foi tratada a questão do “estranhamento” ou “não reconhecimento de semelhanças no outro”. E à partir destes conceitos, também é abordado o tema da “desigualdade”, situação em que “iguais, em dados momentos, podem ser tratados de forma diferenciada”.

            E ao trazer estes conceitos para o estudo das condições atuais do Ensino e da Escola, discutiu-se sobre o contexto que faz desta  “escola, um território que transforma particularidade em desvantagem”.

            Sobre o esforço para a modernização do País e da Educação, no século XX, foi comentada a importância da contribuição dada por Álvaro Vieira Pinto, com seu conceito de “amanualidade” e sua influência sobre as idéias de Paulo Freire. E isto somente foi a introdução de uma interessante e instigante análise sobre a grande contribuição deste intelectual, Álvaro Vieira Pinto, para a educação brasileira,  apresentada, também, através de vídeo, cuja cópia será disponibilizada posteriormente pela UNIFESP. Na apresentação deste conceito de “amanualidade”, bastante interessante foi a relação estabelecida, pelo Prof. Marcos Cezar de Freitas, entre esta idéia e os projetos da Plataforma de Tecnologia Social, que a UNIFESP está propondo para a região, que, por sua vez, é perfeitamente compatível com  os objetivos expostos pelo Projeto Zona Leste Cidadã, apresentado pelo Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste e Movimento Nossa Itaquera, de conhecer melhor, produzir conhecimento sobre a realidade local, para transformar, modificar, melhorar esta realidade.

 Combinou-se que uma maior discussão sobre estes propósitos dos Projetos seria realizada no Seminário que acontecerá no dia 16 de junho, no CEU Aricanduva. No final, os participantes do Curso foram brindados com uma bela apresentação do Coral da Associação BSGI – Brasil Soka Gakkai Internacional.  

 

Acima, foto tirada pela professora Grazielle Nazario do Coral da BSGI

domingo, 3 de junho de 2012

COMUNIDADES DE ITAQUERA SE ORGANIZAM CONTRA REMOÇÃO

COMUNIDADES DE ITAQUERA SE ORGANIZAM CONTRA REMOÇÃO: Em reunião realizada no dia 2 de junho (sábado) Comunidade Miguel Inácio  Cury define ações de Resistência contra Expulsão.

Neste último sábado, dia 2 de junho, estivemos na Reunião realizada pelos moradores da Comunidade
Miguel Inácio Cury para tratar dos próximo passos do movimento desta população que não quer ser retirada do local no contexto das obras previstas na região, até a Abertura da Copa de 2014. Inicialmente os moradores foram informados da confirmação do planejamento da retirada de sua comunidade, junto com a Comunidade da Paz, até 2014. Esta notícia, recebida pela Comissão dos Moradores da Comunidade da Paz, que tiveram acesso aos documentos conseguidos, da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, pelo Núcleo de Habitação e Urbanismo da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, teve suas possíveis consequências analisadas pelos moradores apreensivos com a notícia. Curiosamente, a informação dada pela Defensoria Pública, foi dada no mesmo dia, 22 de maio,  em que o Subprefeito de Itaquera apareceu no Programa A LIGA, da TV Bandeirantes, negando que houvesse qualquer prazo para as remoções relacionadas ao Parque Linear Rio Verde. E tal como a Comunidade da Paz, também a Comunidade Miguel Inácio Cury não apenas tiveram a confirmação de que são duvidosas as informações provenientes do Governo Local, como também da necessidade de uma maior união destes moradores ameaçados. Uma decisão importante dos presentes foi, portanto, a de se buscar maior união e articulação com a Comunidade da Paz, vizinha, e com as demais que estão igualmente ameçadas de serem expulsas da região (como a Francisco Munhoz Filho e Lávios, por exemplo). Aproveitou-se ainda para reconhecer a importância do apoio recebido de setores da população de Itaquera e da imprensa que tem denunciado as violências praticadas com a população mais pobre da região. Esta solidariedade é muito importante neste momento. Precisamos acompanhar de perto e dar total apoio à luta destes moradores.