Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste

Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste
Ativistas do Nossa Itaquera

sábado, 29 de junho de 2013

NOSSO LUTO PELO MENINO BOLIVIANO







                              Bryan - 5 anos - Um menino boliviano na Zona Leste de São Paulo

 
NOSSO LUTO PELO MENINO BOLIVIANO

quarta-feira, 26 de junho de 2013

CONFERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO EM ITAQUERA - ETAPA REGIONAL DA CONAE






CONVITE


            COM O PROPÓSITO DE ASSEGURAR AS  ETAPAS PRECEDENTES À CONFERÊNCIA MUNICIPAL E ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE ACORDO COM A CONAE 2014. (COMUNICADO Nº 859, DOM DE 14/06/2013), ESTAMOS ORGANIZANDO A CONFERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE ITAQUERA QUE TEM UM CARÁTER MOBILIZADOR E PROPOSITIVO, CANALIZANDO AS ASPIRAÇÕES E EXPECTATIVAS DA SOCIEDADE LOCAL,  CONSTRUINDO PROPOSTAS  PARA DEFINIÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO.


A Diretoria Regional de Educação Itaquera convida a todos os Educadores, Funcionários, Equipes Gestoras, Pais e  Alunos, das  Unidades Educacionais jurisdicionadas a DRE IQ, CEUs e  MOVA e a todas Organizações da Sociedade Civil,  para participarem da Conferência  Regional de Educação de São Paulo, que acontecerá:

DATA:   29/06/2013 das 13h00 às 18h00 no

LOCAL: Auditório do CEU Aricanduva, localizado à Rua Rua Olga Fadel Abarca, s/nº


O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ESTÁ DISPONÍVEL ATÉ 27 DE JUNHO NO SITE:

educacao.prefeitura.sp.gov.br


sábado, 22 de junho de 2013

FESTA JUNINA COM GRAFITE NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA CARMELINDA MARQUES PEREIRA, EM SÃO MATEUS



                                       Professora Abigail, Andressa e Tati, alunas da Escola

FESTA JUNINA COM GRAFITE NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA CARMELINDA MARQUES PEREIRA

Neste sábado, dia 22 de junho, alunos e professores do Projeto “Jovens Transformando a Realidade” estiveram na Escola Professora Carmelinda Marques  Pereira para  o desenvolvimento de atividades de grafitagem.

                                Professora Leonice e Andressa

Foi reservado, para esta atividade,  um espaço de muro interno que separa o pátio descoberto da quadra onde mais tarde teve apresentação da quadrilha da Festa Junina. Antes desta apresentação, porém, vários jovens fizeram a grafittagem na qual predominou a temática da Paz.





Com a presença das Coordenadoras dos Cursos de Pedagogia e Serviço Social da UNICASTELO, professoras Abigail e Leonice, o Curso também foi acompanhado pela professora Lucilene, da Escola Estadual Tito Lívio e da Professora Leda, da própria EE Professora Carmelinda.



                           Professoras Abigail, Leonice e Leda


No caminho da escola, o grupo visitante ficou impressionado com a beleza dos arredores, em especial, do parque localizado entre o córrego e a escola. Também ao lado da escola, uma quadra externa estava sendo utilizada pela comunidade.






Dentro da escola, nesta tarde de sábado, além da atividade de grafite chamou bastante atenção as apresentações culturais dos alunos, especialmente as danças que animavam tanto os jovens em cima e abaixo do palco. Foi uma atividade muito agradável. 


domingo, 16 de junho de 2013

BOA SORTE AOS JOVENS NAS PROVAS DA ETEC NO DIA DE HOJE



BOA SORTE AOS JOVENS NAS PROVAS DA ETEC NO DIA DE HOJE

Quem passasse pela Avenida Virgínia Ferni, na manhã deste domingo, dia 16 de Junho, pouco antes do horário do almoço, poderia estranhar a fila formada em frente da unidade da ETEC Itaquera.

Dezenas de jovens buscavam na listagem fixada no muro da escola, os locais em que fariam suas provas, enquanto outros já informados de que era ali mesmo o local já organizavam a mencionada fila.

 

A AFLIÇÃO DOS FAMILIARES

 
Muitos estavam acompanhados de seus pais. Alguns vinham de carro, deixavam seus filhos e iam para outros compromissos, outros pais aguardavam no local. Uma espera que seria demorada, mas para aqueles que tinham vindo mais de longe, e de ônibus, a solução era mesmo aguardar. Era o caso de uma mãe, moradora no Bairro dos Pimentas, em Guarulhos, que já manifestou a preocupação com os custos do transporte, caso sua filha fosse aprovada no processo de seleção. Uma outra mãe, também de Guarulhos,  tinha preocupação semelhante, mas estava ansiosa pela conclusão da ETEC próxima ao metrô Itaquera, que seria mais acessível. O caso de sua filha era muito distinto, pois a menina estava fazendo a prova como “treineira”.

Os familiares, do lado de fora da ETEC, constituíam um espetáculo amoroso de solidariedade não apenas em relação aos próprios filhos, mas ao conjunto dos candidatos. Isto foi perceptível no caso de um menino cujo pai trazia de carro seu R.G. mas, não conseguia encontrar o caminho da Escola, mesmo com as orientações que eram passadas, pelo celular, por funcionários e por mim mesmo, que acabei acudindo o garoto. Seu pai chegou a tempo, no último minuto, para alívio do menino e de todos que estavam na torcida. Várias mães sorriram com o fim da angústia. Era como se aquele menino fosse de todos que estavam ali.

 


 

A ATENÇÃO DADA PELOS FUNCIONÁRIOS DA ETEC


O sentimento de acolhida era geral. Em especial pelos funcionários da ETEC que orientavam os candidatos. Muito prestativos e atenciosos, os funcionários tentavam ajudar os jovens que precisavam antes verificar se o local da prova seria aquele mesmo ou uma das duas outras escolas destacadas para o exame. Alguns jovens, que chegaram muito em cima da hora, e que tiveram que ir até estas outras escolas, podem não ter conseguido. Uma pena.

 
 

A PESQUISA SOBRE A ORIGEM DOS CANDIDATOS

 
Dos jovens que aguardavam o momento da entrada, entrevistamos 78 para fins de conhecer o bairro de residência e o curso que pretendiam fazer. Destes 78 jovens, 34, ou seja, 43,58% informaram que moravam na área da Subprefeitura de Itaquera, sendo 16 jovens residentes no Conjunto José Bonifácio, 15 no Distrito de Itaquera e 3 no Distrito da Cidade Líder.

O segundo maior percentual de origem dos candidatos estava na área da Subprefeitura de Guaianases, de onde vieram 18, ou seja, 23,07% dos entrevistados. Os demais estavam distribuídos entre São Mateus (6 jovens); Itaim Paulista (5 jovens); São Miguel (3  jovens); Cidade Tiradentes ( 4 jovens) e Penha (3 jovens). O grupo entrevistado também incluiu 5 candidatos residentes em Guarulhos (no Bairro dos Pimentas).



A vinda de jovens de todas estas áreas evidencia a necessidade de investimento para a construção de mais escolas técnicas para que fiquem mais próximas dos interessados. Tratamos desta questão em pesquisa para fins de dissertação de mestrado que defendemos em 2011. Nesta pesquisa, disponível no site da Biblioteca Digital da USP, http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-13122011-123359/pt-br.php, analisamos a entrevistas feitas por alunos da ETEC Zona Leste e de Guaianases, que falaram sobre suas dificuldades, expectativas no Curso e Mercado de Trabalho, opiniões sobre as escolas, etc. 

           OS CURSOS MAIS PROCURADOS

Quanto aos cursos buscados pelos candidatos, dos entrevistados 48,71% tentava aprovação para o Curso de Administração; 33,33% tentavam o Curso de Informática e 17% pretendiam cursar Contabilidade. O gabarito deve ser publicado ainda neste domingo, no site do Centro Paula Souza. Boa sorte aos jovens candidatos.
 
 

sábado, 15 de junho de 2013

ITAQUERA PREPARA SUA CONFERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO

 
 
                          Professores Valter Lara e Fábio Santos na Coordenação dos trabalhos
 
 
ITAQUERA PREPARA SUA CONFERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
 
Neste sábado, dia 15 de Junho, teve continuidade os preparativos para a etapa regional da Conferência Nacional de Educação, a CONAE 2014.
Nas áreas de cada uma das Diretorias Regionais de Educação de São Paulo, acontecerão, no dia 29 de junho, as Conferências Regionais preparatórias para a Etapa Municipal da CONAE que acontecerá nos dias 2 e 3 de Agosto.
 
                      Sandra, José e Alexandre, diretores de Escolas Municipais da DRE Itaquera
 
Para organizar a participação de Itaquera, nesta etapa regional da Conferência, estiveram reunidos, na manhã deste sábado, educadores da DRE Itaquera (Diretor Regional, Diretores de Escolas, Coordenadores Pedagógicos, Professores), pais de alunos, representantes sindicais (SEDIN e APEOESP), de Movimentos (Movimento Nossa Itaquera) e Fóruns (FDZL), além de professores universitários e integrantes das Equipes Gestoras do CEU Aricanduva.
 
 
 
O encontro aconteceu na UNICASTELO e foi aberto pela anfitriã, professora Abigail Malavasi, Coordenadora do Curso de Pedagogia desta Universidade. Em seguida, os professores Fábio Santos, Vater Lara e Valter Almeida, da Comissão Organizadora Local, apresentam o documento elaborado pelo Fórum Municipal de Educação que orienta a realização da Conferência.
 
 
 
Também ocorreu neste encontro a organização dos Grupos de Trabalho que cuidarão da recepção, secretaria, credenciamento, programação e infra-estrutura do evento. Como estão previstos muitos trabalhos para estes grupos, foi decidido que estas comissões deverão ser fortalecidas por outros colegas que serão convidados para participar nas próximas semanas.

REUNIÃO DE DIRETORES REGIONAIS TRATA DE AÇÃO ARTICULADA NA EDUCAÇÃO DA ZONA LESTE


                  Professores Dionel, Edson, Manoel, Valter e Élio, na DRE São Miguel

REUNIÃO DE DIRETORES REGIONAIS TRATA DE AÇÃO ARTICULADA NA EDUCAÇÃO DA ZONA LESTE

 
Nesta sexta-feira, dia 14 de junho, estiveram reunidos na DRE de São Miguel Paulista, quatro diretores regionais da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo: o anfitrião, Manoel Romão Souza, da DRE de São Miguel Paulista, Edson Luís Amario, da DRE de Guaianases e Valter de Almeida Costa, da DRE de Itaquera, acompanhado do professor Dionel, da Equipe de DOT-P.

Nesta reunião periódica dos diretores regionais da Zona Leste, que acontece desde o início da nova gestão, somente não conseguiu participar a Diretora Regional de São Mateus, a professora Lourdes, que justificou a ausência,   mas tem acompanhado e apoiado todas iniciativas do grupo.

Entre os assuntos tratados neste encontro, destacou-se o dos preparativos para a etapa regional da Conferência Nacional de Educação – a CONAE 2014. Todos relataram e trocaram opinião sobre os encaminhamentos locais para os encontros regionais que acontecerão no dia 29 de junho, em cada Diretoria.

Também foi divulgado o início do Curso sobre a “Realidade Local: Conhecendo as Condições de Vida, Território e História das Comunidades do Entorno da Escola”,  em 20 de junho próximo, realizado pela DRE Itaquera, em parceria com o Instituto Lidas. Os professores inscritos, junto com pais e alunos de suas escolas, farão estudos sobre as condições de vida das comunidades de suas respectivas unidades, sendo que os participantes serão agrupados por proximidade geográfica. Neste curso também haverá a participação do conhecido professor Paulo Fontes, que tratará da História da Zona Leste.

Foi ainda combinada a participação das DREs no Seminário sobre “Educação como Desenvolvimento Local”, que acontecerá no dia 30 de Agosto, cuja inscrição pode ser feita no site http://www.zonalesteestudosecidadania.com.br/index.php, .

Outro tema discutido foi a proposta feita pela Universidade Camilo Castelo Branco – a UNICASTELO, de realização, em 08 de outubro, do Simpósio “Múltiplos Saberes: Currículo e Território”.Este Simpósio também está sendo organizado em parceria com diversas Diretorias Regionais de Educação da Zona Leste. Para organizar este Simpósio foi realizada uma reunião no dia 11 de junho, que contou com a participação de educadores das DREs de Itaquera, Guainases, São Miguel Paulista e da UNICASTELO.



Por fim, confirmou-se a disposição dos dirigentes em continuarem planejando e encaminhando ações articuladas na região, combinando-se um próximo encontro para o dia 12 de julho, na DRE Itaquera.

domingo, 9 de junho de 2013

LANÇAMENTO DO DOCUMENTÁRIO "COPA PARA QUEM?" ACONTECEU NESTE DOMINGO, EM ITAQUERA




                        Professores e Alunos da Oficina T@ Ligado, no Lançamento do Filme
LANÇAMENTO E EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “COPA PARA QUEM?” ACONTECE NO CEU AZUL DA COR DO MAR
 
Neste dia 9 de junho, domingo, na parte da manhã, aconteceu o Lançamento e Exibição do Documentário Copa para Quem?, produzido por alunos da Oficina T@ Ligado, uma realização da Associação Via Cultural, com apoio da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e do Deputado Estadual Adriano Diogo que prestigiou o lançamento do filme e cerimônia de conclusão da Oficina com alunos e familiares presentes no teatro do CEU Azul da Cor do Mar, em Itaquera.

   Professoras Ana Amato e Merci Medeiros (DRE Itaquera), Sr. Pedro (Vila da Paz), Vereadora Juliana Cardoso e Renato Sakata

Também estiveram presentes grupos juvenis ligados à Pastoral da Juventude, ativistas do Movimento Nossa Itaquera (Jorge Macedo, Marcio Costa, Merci Medeiros, Grazy Nazário), a professora Ana Amato, da DRE Itaquera, a vereadora Juliana Cardoso e familiares e amigos dos alunos que além de exibirem o documentário que produziram após os seis meses de duração da Oficina, também discutiram com os presentes o tema documentário e o aprendizado promovido pela vivência no Curso.




O trabalho foi bastante elogiado pelos presentes, em especial pelo morador da Comunidade da Paz, Sr. Pedro Furtado, para quem o documentário pode colaborar na luta dos moradores que temem serem removidos da área localizada próxima ao futuro Estádio em que acontecerá a Abertura da Copa do Mundo de Futebol, em 2014.



Para melhor divulgação do trabalho foi sugerida a idéia de exibição do documentário na própria comunidade ameaçada, nas escolas e no espaço do CIFA, uma idéia do jovem Eduardo Brasileiro que integra a Pastoral da Juventude em Itaquera.

As professoras Merci Medeiros e Ana Amato, por sua vez, também propuseram a divulgação do documentário nos sites das Diretorias Regionais de Educação, tanto da Rede Estadual, como da Rede Municipal, para fins de estimular a produção áudio-visual por alunos da Rede Pública.

NOVO ENCONTRO DA OFICINA DE GRAFITTI DO PROJETO JOVENS TRANSFORMANDO A REALIDADE



                              Preparando o Material para iniciar o trabalho no muro da Escola

NOVO ENCONTRO DA OFICINA DE GRAFITTI DO PROJETO JOVENS TRANSFORMANDO A REALIDADE AGITA A ESCOLA DE SÃO MIGUEL PAULISTA

 
Neste dia 8 de junho, sábado, na parte da tarde, alunos de várias escolas da região e da UNICASTELO, participantes do Projeto Jovens Transformando a Realidade, estiveram novamente reunidos na Oficina de Grafitti que desta vez ocorreu na Escola Estadual Tito Lívio Ferreira, em São Miguel Paulista.

                               Professora Abigail observa alunos trabalhando o Grafitti

O Encontro foi muito animado, com os alunos sendo muito bem recebidos pela equipe gestora da EE Tito Lívio e profissionais do Projeto Escola Aberta.

                           Aluna, professoras da EE Tito Livio e da Unicastelo

Coordenados pela Professora Abigail Malavasi, do Curso de Pedagogia da UNICASTELO, a equipe de professores e alunos desta Universidade, junto com professores das escolas de Ensino Médio envolvidas (da própria EE Tito Lívio Ferreira, da EE Prof. Carmelindam da EE Jardim das Camélias e e da EE Comendador Mario Reys), supervisionaram a Oficina de Grafitti ministrada com alunos destas escolas.





Os alunos usaram a parte interna de um dos muros da escola em que também ocorriam outras atividades esportivas. Foi uma tarde muito agradável e todos elogiaram a limpeza e organização dos espaços da Unidade que também conta com uma bela praça em sua frente. Esta praça, por sua vez, também resultou de longa luta dos moradores, conforme relatado por um dos professores da escola anfitriã.


  Acima alunos da Oficina. Abaixo, grafitti já existente no muro externo da Escola