A conhecida afirmação de que no Brasil o ano só começa depois do Carnaval não se aplica aqui na Zona Leste de São Paulo, quando são observadas as ações desenvolvidas pelos militantes sociais locais. Vejamos algumas destas ações que foram realizadas neste início de ano:
NA LUTA PELO DIREITO À MORADIA:
Já em Janeiro, várias reuniões foram realizadas com moradores das Comunidades que estão ameaçadas de remoção em virtude das obras previstas e em andamento em Itaquera e arredores. Em algumas destas reuniões realizadas na Comunidade da Paz, próxima à área em que está sendo construído o Estádio do Corinthians, em que haverá a Abertura da Copa de 2014, decidiu-se cobrar de modo mais efetivo uma resposta das autoridades às várias indagações que estão sendo feitas desde que aumentaram os sinais de que poderá haver remoção destas comunidades.
Para fins de ter respostas e informações oficiais das várias Secretarias envolvidas nas obras em andamento, como a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, responsável pelas obras do Parque Linear Rio Verde, a Secretaria de Infraestrutura Urbana, responsável pelas obras viárias foi solicitada para o Subprefeito de Itaquera, em 2 de fevereiro de 2011, por cerca de 50 moradores que compareceram ao prédio da subprefeitura naquele dia – e que ficaram mais de duas horas para serem atendidos – uma reunião com estas secretarias e também com a Secretaria da Habitação, para conhecimento de quais alternativas seriam oferecidas para as famílias que fossem removidas. Pois bem, passados doze meses desde esta solicitação e da promessa de que esta reunião aconteceria, nenhuma resposta foi dada aos moradores.
Até aconteceu, no final do ano passado, uma reunião em que a Secretaria do Verde apresentou o projeto do Parque Linear, no qual foi confirmada a intenção de remoção total da Comunidade da Paz e de várias outras comunidades, como a da Rua Francisco Munhoz Filho e Av. Miguel Inácio Cury. Mas, nesta reunião, curiosamente, nenhum morador destas comunidades foi convidado.
Para fins de ser obtida uma resposta, os moradores destas comunidades realizaram no dia 2 de Fevereiro deste ano uma grande manifestação na Subprefeitura de Itaquera. Com o apoio do “Comunidades Unidas da Zona Leste”, do Movimento Nossa Itaquera e outras organizações da região, os moradores foram cobrar pela passagem do Aniversário de Um Ano desde o pedido de informações sobre as remoções. Para marcar esta passagem, os moradores fizeram um protesto bem humorado levando o “Bolo do Aniversário” e adereços festivos. Mesmo com esta marca humorada, os manifestantes foram impedidos de entrar na Subprefeitura. Forte policiamento instalado na porta da Subprefeitura proibia a entrada dos moradores que não aceitaram a proposta inicial de que só entrasse uma pessoa para conversar com o subprefeito. Decidiu-se que “ou entrava todo mundo ou não entrava ninguém”. Após longa espera, foi finalmente autorizada a entrada dos manifestantes que também estavam acompanhados de equipe de reportagem do programa “A Liga”, da TV Bandeirantes. Os jornalistas deste programa, que deverá ir ao ar em março, acompanharam toda a discussão. Após várias falas dos moradores destas comunidades, o subprefeito de Itaquera, coronel Paulo Máximo, assumiu o compromisso de ir na Comunidade da Paz, no dia 2 de março próximo, dar alguma resposta. O que os moradores desejam é que neste dia também apareçam representantes de todas estas secretarias envolvidas (Verde e Meio Ambiente, Infraestrutua, Desenvolvimento e Habitação). Sem a presença destes órgãos com informações oficiais, corremos o risco de nova enrolação.
NOS MOVIMENTOS PELA EDUCAÇÃO
Já entre os militantes da Educação, várias reuniões foram realizadas por educadores e ativistas ligados ao Movimento Nossa Itaquera, Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste. Comunidades Unidas da Zona Leste e Grupo Pró-Observatório de Políticas Públicas, para fins dar andamento às propostas do Projeto Zona Leste Cidadã que, nesta etapa, prevê uma formação, Coordenada pela UNIFESP, voltada para educadores e ativistas sociais interessados na questão dos Direitos Humanos e Prevenção à Violência contra as Crianças e Adolescentes. Esta formação iniciará no dia 10 de Março e deverá ser oferecida para educadores da Diretoria Regional de Educação de Itaquera (da Rede Municipal) e das Lestes 1, 2 e 3 (da Rede Estadual). Também haverá vagas para ativistas dos Movimentos Sociais da região (da Moradia, Saúde e Educação, principalmente). Os interessados devem enviar mensagem para os e-mails: forumdesenvolvimentozonaleste@yahoo.com.br, ou movimentonossaitaquera@yahoo.com.br. Participem.
Valter Almeida Costa